Pediatras pedem proibição de funks “Surubinha de Leve” e “Oh Novinha”
Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 19:42 | Atualizado há 7 anos
A Sociedade Brasileira de Pediatria protocolou uma representação ao Ministério Público da Infância e Juventude do Rio de Janeiro em que pedia a censura das músicas “Surubinha de Leve”, do MC Diguinho, e “Oh Novinha”, do MC Don Juan. O pedido foi feito nesta quarta-feira (7/02).
A intenção, conforme a entidade, é coibir a difusão de produtos culturais que façam apologia ao estupro, estimulem o consumo precoce de álcool e drogas e banalizem o corpo e as relações sexuais.
O texto do pedido menciona produções musicais, editoriais e audiovisuais que expõem 65 milhões de crianças e adolescentes a situações de risco em seu processo de formação e desenvolvimento emocional, afetivo e comportamental.
“O desrespeito é mais evidente com relação às mulheres, com frases que, de modo direto ou nas entrelinhas, fazem a apologia das violências sexual e emocional e vulgarizam o corpo e as relações íntima, sem preocupação com as consequências desses atos”, informa a peça.
A entidade destaca as faixas “Surubinha de Leve”, do MC Diguinho, e “Oh Novinha”, do MC Don Juan, que recentemente foram alvo de polêmicas e lembra que até plataformas como o Spotify já não as reproduz.
Para a associação, mesmo a versão light dessas músicas ainda é agressiva e por isso pede a proibição em todos os meios de comunicação, streaming e mídias sociais.