Entretenimento

Prêmio destaca projetos na área de artes em escolas públicas da educação básica

Redação

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 23:31 | Atualizado há 7 anos

O Instituto Arte na Escola(IAE) divul­ga hoje os professores vencedores da 19ª edição do Prêmio Arte na Escola Cida­dã. Os cincoeducadores premiados por seus projetos focados no ensino de artes são todos de escolas públicas, da Bahia, do Espírito Santo, de Santa Catarina e São Paulo. O Prêmio Arte na Escola Ci­dadã é hoje o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes visuais, teatro, dança e música nas cinco etapas da educação básica (da creche à educação de jovens e adultos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Os professores premiados na edição deste ano vão receber R$ 10mil, publica­ções educativas, certificado e participar de cerimônia de premiação e vivências culturais na cidade de São Paulo em no­vembro. Além disso, cada um dos ven­cedores terá seu trabalho registrado em um documentário produzido pelo IAE, produto que sedes dobrará em material de formação para outros professores de artes. As escolas dos premiados também serão reconhecidas, receberão equipa­mentos (computadores e/ou câmeras fotográficas) e livros especializados em arte-educação para suas bibliotecas.

Com o projeto intitulado “Em bus­ca de sonhos: para além das imagens”, a professora Sonia Maria de Oliveira Fer­reira, de Vitória, venceu a categoria edu­cação infantil. De Lauro de Freitas (BA), Rosangela Accioly Lins Correia é a pre­miada do ensino fundamental 1 com o trabalho “África aqui, acolá. África em todo lugar”. O tema que deu o prêmio do ensino fundamental 2 à educadora An­dréa Mendes Avona, de Santana de Par­naíba(SP), foi”UmaviagemcomAriano Suassuna pela cultura e arte nor destina”. Jacson Silva Matos, da capital paulista, foi o premiado do ensino médio com o “Projeto Conteúdos”. O ganhadorda ca­tegoria educação de jovens e adultos foi Marcos Antônio dos Santos, de Criciú­ma (SC), com a prática “Autorretratos: tecendo histórias e memórias”. Outros dois professores de ensino fundamen­tal, de São Paulo e Porto Alegre, recebe­ram menções honrosas. (Veja abaixo a relação completa dos ganhadores, com nomes de suas escolas e breve descrição dos projetos premiados)

Em 2018, o Prêmio Arte na Escola Cidadã teve uma demanda recorde, com 1.002 projetos inscritos. Nas pala­vras de Cláudio Anjos, diretor-executi­vo do Instituto Arte na Escola, “é muito gratificantes aberde todos esses profes­sores que assumem a arte como área de conhecimento e garantem esse di­reito a seus alunos; mais do que isso: são profissionais que querem compar­tilhar as suas práticas e melhorar a qua­lidade do ensino no país”.

Os trabalhos inscritos foram ava­liados em três etapas de seleção. Nas etapas locais e regionais foram ana­lisados por professores de artes de universidades que compõem a Rede Arte na Escola, liderada pelo IAE. A decisão final coube a uma comis­são nacional formada por especialis­tas em artes e educação. O prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Esco­la com utilização da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Brades­co, e do programa de fomento pau­lista (Proac ICMS), com recursos da Iochpe-Maxion. Desde sua primeira edição, em 2000, o Prêmio Arte na Es­cola Cidadã conta com a cooperação da Unesco no Brasil.

“ENCONTRO DAS ÁGUAS”

A obra “Encontro das Águas”, de Sandra Cinto, é a referência artística para a iconografia do 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã. Homenageada do prêmio neste ano, a artista elege como elemento central de seu trabalho o de­senho, linguagem que explora para além do papel. Em o “Encontro das Águas”, ela faz um mural de escala monumental. A representação con­gela, por um instante, um mar revol­to formado por delicados e contidos gestos, onde cada traço torna-se gota, e cada gota também é mar.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO 19º PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto: Em busca de sonhos: para além das imagens

Professora: Sonia Maria de Olivei­ra Ferreira

CMEI Santa Rita de Cássia (Vitória/ES)

Descrição: Projeto aproxima arte naif e educação infantil de uma ma­neira delicada e respeitosa. Alunos são apresentados a trabalhos de di­versos artistas populares, construin­do uma ponte com o cotidiano das crianças, que moram e estudam na periferia. Através de práticas de ate­liê, a professora aproxima a realida­de das crianças do universo dos ar­tistas pesquisados.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

Projeto: África aqui, acolá. África em todo lugar

Professora: Rosangela Accioly Lins Correia

Escola Municipal do Loteamento San­ta Júlia (Lauro de Freitas/BA)

Descrição: O projeto dialoga com os desafios de implementação da Lei nº 11.645/2008. Alunos buscam reconhe­cera diversidade e a importância da cul­tura africana na constituição cultural do país, em especial na cidade de Lauro de Freitas/BA. Em todo o momento os alu­nos estão em diálogo comas produções culturais dem atrizes africanas e as reco­nhecem no seu dia-a-dia.

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Projeto: UmaviagemcomArianoSuas­suna pela Cultura e Arte Nordestina

Professora: Andréa Mendes Avona

ColégioMunicipalGovernadorMárioCo­vasJúnior(SantanadeParnaíba/SP)

Descrição: Professora transporta sua turma para o universo cultural nordes­tino. Alunos têm contato com a literatura de cordel, xilogravura, teatro de mamu­lengo, artesanato de Caruaru, além de vi­sitar o centro de Tradições Nordestinas.

ENSINO MÉDIO

Projeto: Projeto Conteúdos

Professor: Jacson Silva Matos

EscolaEstadualProf. Fidelino de Figuei­redo (São Paulo/SP)

Descrição: Projetodesenvolvereflexões sobre o “hoje”, com ações poéticas, per­formances, videoarte e instalações, ex­plorando o máximo senso crítico e cria­tivo de seus alunos.

Educação de jovens e adultos (EJA)

Projeto: Autorretratos: tecendo histórias e memórias

Professor: Marcos Antônio dos Santos

Centro de Educação de Jovens e Adul­tos (Criciúma/SC)

Descrição: Alunos trabalham como res­gate de suas memórias através de exer­cícios de auto representação.

MENÇÕES HONROSAS

 

ENSINO FUNDAMENTAL 1

Projeto: Curta-metragem, curta! Luzes, Câmera, Há Som

Professora: Roseli Novak

Colégio Renascença (São Paulo/SP)

Descrição: Projeto de musicalização que incentiva o aprendizado de músi­ca através da criação e experimentação de instrumentos.

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Projeto: Projeto Sankofa

Professor: João Alberto Rodrigues

Escola Estadual Dr. Gustavo Armbrust (Porto Alegre/RS)

Descrição: Alunos exploram a presen­ça e a resistência da cultura afro-brasilei­ra no Rio Grande do Sul.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias