Projeto “Criancite”, da Cia Novo Ato de Goiás, disputa prêmio no Unicef
Redação
Publicado em 30 de agosto de 2018 às 23:53 | Atualizado há 7 anos
O projeto Criancite, criado pela cia. teatral goiana Novo Ato, que se propõe a desenvolver atividades teatrais com as crianças da comunidade do Setor Criméia Leste, onde está instalada a companhia, foi indicado como semifinalista ao prêmio Itaú – Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
A escritora, atriz e diretora de teatro Marília Ribeiro, uma das responsáveis pela idealização do projeto, explica que o Criancite – Um Teatro para Todo Mundo, realizado no espaço da Cia. Novo Ato, é uma iniciativa voltada para a descoberta e formação de novos talentos vindos da comunidade, através da realização de diversas oficinas, com o objetivo de dar às crianças elementos para elas compreenderem o mundo.
“A expectativa é muito grande. O prêmio é importante porque envolve projetos de todo o País e somos um dos pré-selecionados da Região Centro-Oeste. O Criancite trabalha com crianças de baixa renda e vulnerabilidade social articulando um trabalho onde elas passam por várias oficinas de artes e depois montam um espetáculo de teatro produzido por elas. É trabalhado todo um aspecto psicológico, comportamental. Se formos selecionados será a coroação do projeto, mas já estamos felizes de estarmos na pré-seleção”, diz Marília.
Marília conta que, com o resultado das oficinas de interpretação, voz e outras atividades artísticas, já está sendo montada a peça de teatro pelas próprias crianças. “Criancite é a história de uma cidade dominada pelo crime, mas que tem um super herói Oshorito para salva-lá. Discutindo valores humanos, a peça suscita muitas reflexões”, destaca Marília Ribeiro.
“As oficinas trabalham diretamente com a prática de exercícios concebidos ou inspirados em métodos de treinamento voltados à interpretação teatral e voz, com o objetivo de desenvolver de maneira equilibrada e consciente o instrumento do aluno-ator a fim de liberar e despertar o máximo potencial criativo dele”, complementa a teatróloga.
Além de Marília Ribeiro, diversos outros profissionais estão envolvidos no projeto, entre eles: Luiz Cláudio, Juliana Calado, Guilherme Almeida, Angélica Diniz, Jorge Hayek; e artistas circenses, como Jhonatan, que ministrou oficina de circo dos palhaços; Augusto e Hugo, que participaram das apresentações nas escolas e Cmeis, e do mágico Diego Maroja, que deu oficina de mágica.
OFICINAS PREVISTAS NO PROJETO “CRIANCITE”
Oficina de Dança – Expressão corporal, postura, equilíbrio, o corpo no espaço, utilização do espaço, ritmo e composição coreográfica.
Circo – Desenvolvimento das capacidades físicas de força, flexibilidade, resistência e velocidade, além das habilidades motoras nas diversas modalidades circenses, como acrobaca, aéreos, tecido, lira, trapézio e malabares.
Oficina de Cenário e Figurino – Cenário e figurino são recursos visuais de representação nas artes cênicas e elementos determinantes para a criação da atmosfera do espetáculo. Os alunos participam das oficinas aprendendo técnicas de construção, refletindo sobre a concepção e execução do cenário e figurino do espetáculo que está construído coletivamente. A concepção e confecção desse material levarão os espectadores a lugares distintos, causando diferentes sensações, sendo fundamental para a compreensão do enredo.
SERVIÇO
Toda terça e quinta a partir das 18:30h
Local: Espaço Cultural Novo Ato – Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, 193, Qd. 24, Lts. 18/5, próximo ao Setor Criméia Leste – Goiânia/GO
Gratuito – Contato 3203-5507 Espaço Cultural Novo Ato
Marília Ribeiro – 98403-1032