Projeto Trampolim divulga seleção de jovens artistas visuais
Redação
Publicado em 10 de abril de 2018 às 01:30 | Atualizado há 7 anos
A comissão julgadora do projeto de formação “Trampolim – mergulho com jovens artistas” selecionou 11 jovens artistas goianos para participarem de residência artística no Museu de Arte Contemporânea de Goiás. Participaram desta comissão Raphael Raphael Fonseca (curador convidado do projeto), Gilmar Camilo (curador do Museu de Arte Contemporânea de Goiás), Selma Parreira (artista plástica, professora da Universidade Federal de Goiás) e Gilson Andrade (coordenador do Núcleo de Ação Educativa do MAC). Foram 40 artistas inscritos, no total. Os nomes selecionados estão indicados na página do museu: http://www.ccon.go.gov. br/pagina/trampolim2018.
Os onze artistas selecionados participarão de três etapas do processo compreendidas entre os meses de abril e agosto. A primeira parte do processo, chamada de “Ateliê”, é a etapa mais individualizada do projeto. Consiste em visitas técnicas ao local de produção do artista feitas pela equipe do projeto, pelo curador convidado, Raphael Fonseca e pelo curador do MAC, Gilmar Camilo. Fonseca, como responsável pela linha conceitual da exposição, vai orientar cada participante para o projeto que ele vai desenvolver ao longo do programa: uma obra inédita a ser exibida na última etapa.
A segunda etapa, chamada de “Mergulho”, consiste numa espécie de seminário a ser realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer ao longo de três dias. Esta etapa tem dois principais objetivos: nortear os caminhos curatoriais dos trabalhos e construir a rede colaborativa entre os alunos. Este é o primeiro encontro dos artistas e, portanto, o principal momento de promover a troca de experiência entre eles.
Por fim, entre junho e agosto, eles participarão da montagem da exposição e terão, por fim, seu trabalho exposto em vernissage e divulgada em catálogo digital no Museu de Arte Contemporânea.