Projeto Vozes do Cerrado nas Escolas, com Juraildes da Cruz
DM Redação
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 09:57 | Atualizado há 3 horas
O cantor e compositor goiano Juraildes da Cruz dá início ao projeto Vozes do Cerrado nas Escolas, que realizará oito apresentações musicais gratuitas em instituições públicas estaduais e municipais de Goiás. A iniciativa contempla as cidades de Goiânia, Brazabrantes e Inhumas, levando arte e cultura diretamente para crianças e adolescentes em idade escolar.
Os espetáculos acontecem até dia 8 de setembro, sempre com a participação de músicos renomados, sob a direção musical de Luiz Chaffin, e acompanhados por Edilson Morais (percussões), Bia Tavares e João Pedro (backing vocals).Em Goiânia, a programação será às 19h30 e passará pelas seguintes escolas:Escola Prof. Leonísia Naves de Almeida (25/08), Escola Municipal Madre Francisca (27/08), Escola Municipal Jesuína de Abreu (01/09), Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral (02/09), Escola Municipal Residencial Itaipu (03/09) e Escola Municipal Jardim Nova Esperança (04/09).
Já em Brazabrantes, a apresentação será no Colégio Estadual Rui Barbosa, às 9h30, e em Inhumas em escola a ser definida.O projeto tem como proposta valorizar as tradições culturais goianas e promover a conscientização ambiental, especialmente sobre a preservação do Cerrado, por meio da música. Segundo Juraildes, a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e despertar reflexões importantes. “Queremos ampliar o acesso à cultura, fortalecer a relação da comunidade com o Cerrado e difundir a consciência ambiental, levando música gratuita e de qualidade a todos”, afirma o artista.
“Como diria Tim Maia, em Canário do Reino: ‘Não precisa de dinheiro pra ouvir meu canto, sou canário do reino, canto em qualquer lugar’. Todos devem ter o direito de acessar e valorizar o que há de melhor na arte produzida em nosso Estado”, completa.
Concurso Maria da Penha
O cantor e compositor Juraildes da Cruz, em parceria com João Araújo, foi um dos vencedores da 4ª edição do Concurso de Música sobre a Lei Maria da Penha, realizado em 2016. A canção premiada, intitulada “Maria da Penha”, se destacou entre os participantes e foi promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.
Como parte da premiação, os artistas receberam um videoclipe da música com legendas em inglês e espanhol. A obra também ganhou projeção internacional, sendo destacada no jornal El País, da Espanha, e divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).