Entretenimento

Quarta: espetáculo “Maurice”

Redação

Publicado em 3 de julho de 2018 às 23:58 | Atualizado há 7 anos

A Cia. de Teatro Sala 3, sob di­reção de Altair de Sousa, forma­da por artistas profissionais da área teatral goianiense, apresen­ta seu espetáculo, “Maurice”, um projeto independente da Cia., a fim de abordar questões que cir­cundam importantes discus­sões no atual panorama social, tais como a diversidade sexual, cultural e religiosa e seus recor­rentes desdobramentos reacio­nários, como o preconceito e a intolerância às diferenças.

“Maurice” partiu inicialmen­te de um aprofundamento sobre a obra do escritor inglês Edward Morgan Forster, que foi um ro­mancista inglês, contista, ensaís­ta e libretista. Ele é mais conhe­cido por seus romances irônicos e bem desenhado examinando a classe diferença e hipocrisia da sociedade britânica no início do século 20. A partir do roman­ce Maurice (1971), que foi publi­cado postumamente, é que sur­giu a ideia de transformar em teatro uma história de amor ho­mossexual que também retorna para assuntos familiares dos pri­meiros três romances de Forster.

A partir da obra de um dos maiores romances da literatu­ra mundial surge o espetácu­lo “Maurice” com a proposta de construção de uma lingua­gem cênica que pretende abor­dar e debater questões vigentes na sociedade há séculos, e pa­rece ter alcançado na atualida­de seu ápice no que concerne a opiniões antagônicas e emba­tes de posicionamentos confli­tantes, e o espetáculo abre por­tas para abordar a temática da homossexualidade, numa re­flexão sobre sexualidade, repres­são, preconceito e a intransigên­cia às diferenças num cenário histórico referente à sociedade inglesa do início do século XX, traçando entrelinhas, um pa­ralelo com a nossa atualidade. Nessa comparação que atraves­sa culturas, tradições e períodos distintos é possível observar o quanto o tema da sexualidade, em suas diversidades, provoca padrões de comportamentorea­cionárioseexcludentesqueatra­vessamgeraçõespromovendoo preconceito e a desinformação, acompanhantes diretos da re­pressão e das reflexões unilate­rais tão comumente formatadas em assuntos associados a tabus.

A dramaturgia é mais que um elemento revelador no conjun­to da obra, sendo desenvolvida pelo ator e dramaturgo goiano Andreane Lima, que foi esco­lhido a dedo pela Cia. de Teatro Sala 3 para desenvolver o texto com intuito de manter a função e o objeto desse espetáculo que é a história lenta de autodesco­berta e aceitação da sexualida­de deste jovem aristocrata inglês.

A montagem do espetáculo “Maurice” entende que o mo­mento atual é propício para a reflexão e debate acerca dessas dicotomias sociais ainda alter­cadas entre âmbitos de “certo e errado”, do “bem e do mal”, “do­minantes e dominados”, “razão e emoção”, entre outras várias se­gregações existentes, a partir de uma experiência artística que promova o alcance, a reflexão e a sensibilização, instigando to­madas de posicionamentos que não sejam unicamente movidas pelo senso comum, promoven­do através da concepção cênica conteúdos reflexivos que apon­tem para uma direção acima de tudo humanista e agregadora, que produz diálogos e incita a reflexão antes de qualquer to­mada de atitude.

No fim o que se vê é uma obra híbrida, fundindo as linguagens do teatro, da literatura e do cine­ma, valorizando não mais so­mente o formato, mas também e principalmente a situação do que não se pode mostrar e tal­vez o que se pode infringir, esta­belecendo então uma descons­trução da quarta parede, onde a relação de cumplicidade com a plateia é o único canal de verda­de que “Maurice” teria para ex­por suas inquietudes.

A Cia. de Teatro Sala 3 perce­be a arte teatral como importan­te instrumento de reflexão so­cial, cultural e político. Excluir o sujeito em processo de forma­ção dessa reflexão é descarac­terizá-lo em seu potencial re­flexivo, crítico e transformador.

SERVIÇO:

Datas: 4 de julho, às 20h

Local: Teatro Goiânia

Endereço: Av. Tocan­tins, 503-561 – St. Central, Goiânia – GO

Ingressos: (ENTRADA FRANCA)

Gênero: Drama

Classificação: A partir de 16 anos

Duração do espetáculo: 1h15 min

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias