Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Roberta Miranda: 38 anos de determinação e renovação na música sertaneja

Em entrevista ao Diário da Manhã, a "majestade" do sertanejo revela sua jornada, suas conquistas no mundo digital e o papel das mulheres na música sertaneja

Roberta Miranda fala sobre desafios, reinvenção digital e o futuro da música (Foto: Juliana Alarcão) Roberta Miranda fala sobre desafios, reinvenção digital e o futuro da música (Foto: Juliana Alarcão)

A trajetória de Roberta Miranda, a "majestade" da música sertaneja, é uma história marcada pela resiliência, inovação e uma capacidade de adaptação. Ao longo de uma carreira de 38 anos, a cantora enfrentou desafios, porém, conquistou um público fiel e, mais recentemente, fez uma marcante reinvenção digital.

Em uma entrevista exclusiva ao Diário da Manhã, Roberta Miranda compartilhou suas reflexões sobre a superação de obstáculos, o papel crescente das mulheres na música sertaneja, a revolução digital e os próximos passos de sua carreira.

Questionada sobre os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira, Miranda refletiu sobre a jornada no sertanejo. "De fato, foram inúmeros desafios... Claro que é natural, pois a gente está falando de uma estrada que tenho trilhado há 38 anos e para superar cada barreira foi preciso ter algo que você bem pontuou: determinação. Determinação, foco e amor, além de paixão e respeito pelo meu sonho", contou.


"Posso dizer que foi muito, mais muito difícil mesmo chegar até aqui. Se hoje, as meninas do feminejo ainda falam de um possível preconceito, imagine isso há anos e anos atrás", revelou Roberta Miranda sobre o preconceito na música sertanejo

Sobre as novas cantoras do sertanejo, Miranda compartilhou seu otimismo sobre a evolução do papel das mulheres no gênero e destacou a confiança crescente das artistas femininas. A cantora reconhece o progresso feito na música sertaneja e celebrou o papel cada vez mais relevante das mulheres na indústria.


"Vejo cada vez mais as mulheres estando no lugar no qual elas deveriam estar. Um lugar que sempre quis, lutei, pedi e aplaudi. Hoje, elas estão extremamente confiantes e tão importante quanto isso é o fato de que 'eles' (os investidores e empresários) também estão confiando nessas mulheres. As cantoras estão chegando aonde elas merecem e são uma realidade cada vez mais presente no mundo sertanejo", disse Roberta Miranda

Uma reviravolta significativa na carreira de Roberta Miranda foi sua entrada no mundo digital, o que a conectou a uma nova geração de fãs. A cantora discutiu a importância das plataformas digitais para os artistas contemporâneos e como abraçou essa mudança.

"Com toda certeza, são extremamente importantes. Relutei muito para entrar nesse mundo digital, porque tenho dificuldade de falar da minha própria vida até para o meu analista, imagina essa ‘bola de neve’ na minha cabeça, como não foi?! (risos). Mas, como tudo que eu faço, faço sempre com muita calma e parcimônia, resolvi entrar nesse meio e fazendo isso a meu favor, mostrando para o público o meu trabalho, trazendo um pouco da minha vida e o quanto eu estou engajada nesse cenário digital."

A natureza ponderada da adaptação de Roberta Miranda às plataformas digitais, resultou em uma renovação impressionante de seu público, com mais de 50% de seus seguidores nas redes sociais pertencendo à faixa etária de 18 a 34 anos.


@robertamirandaoficial Bora!! Fazer a dancinha marcar a Rm e participar do meu clip #perigosaelindarobertamiranda ♬ som original - Roberta Miranda

Sua presença vibrante nas redes sociais, incluindo o TikTok, tem atraído uma audiência mais jovem, e Roberta Miranda compartilhou como conseguiu adaptar sua imagem e estilo para atrair esse público, enquanto ainda mantém seus admiradores de longa data.


"Na realidade, a minha essência é muito jovem. Tudo o que faço tem um lado bastante lúdico e isso é o que comecei a mostrar para as pessoas nas redes sociais e elas entenderam. Acredito que essa conquista de uma nova geração, principalmente no TikTok, tem refletido nos resultados do meu trabalho", revelou a majestade

Um exemplo tangível desse sucesso foi o estouro digital de sua música mais recente, "Perigosa e Linda", com mais de 22 milhões de acessos em vídeos. Miranda atribui essa renovação de público ao equilíbrio entre a sua base de fãs fiel e a conquista de uma nova geração: "Os jovens me acolheram muito, mas, é obvio que meu fã, que está comigo há 38 anos, continuou comigo. Ele é para sempre! Mas, estou indo para a quarta geração de fãs."

A cantora também compartilhou detalhes sobre o registro de "Perigosa e Linda", que incluiu seus fãs, e o que o futuro reserva para sua carreira: "Minha atual turnê traz o nome #ARainhaTaOn, que tem tudo a ver com esse meu atual momento de carreira. Acabou sendo natural a escolha de uma música que tivesse um ‘link’ com a rede social e que colocasse o fã dentro de um clipe. Em menos de dois meses, batemos 1 milhão de acessos nessa produção. Para mim, esse projeto com “Perigosa e Linda” é algo surpreendente".



Por fim, o registro de "Perigosa e Linda" como um tributo emocionante aos seus fãs, que tiveram a oportunidade de fazer parte do projeto, demonstra o compromisso contínuo da artista com seu público. Roberta Miranda deixou pistas sobre seus futuros projetos, incluindo uma nova música com elementos modernos, mas carregada de poesia e história, além de um novo DVD em desenvolvimento, onde ela vem há dois meses estudando o repertório, cenário, iluminação, entre outras coisas e promete "lindas surpresas" para seus fãs.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias