Romero Ferro lança single e clipe VaporWave com influências pop-brega
Redação
Publicado em 13 de julho de 2018 às 22:53 | Atualizado há 7 anos
Prestes a lançar o seu segundo álbum, o músico pernambucano Romero Ferro lançou o seu mais novo single “Pra te conquistar”, produzido por Leo D (também tecladista do Mundo Livre S/A) e Patrick Torquato. A música vem embalada em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois, além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos. “Talvez o problema em você seja maior em mim”, canta Romero, enfatizando o jogo de espelhos que permeia uma relação amorosa, para depois concluir: “Os nossos erros já não têm mais fim. E eu me pergunto do avesso, ao contrário, se eu ainda estou afim”. E é nessa dualidade que Romero conduz a narrativa de um discurso que foge das obviedades do tema. Tudo com o esmero de um narrador que parece ter o dobro da experiência de Romero. Aí está a graça da coisa: apesar de escrita na primeira pessoa, Ferro estaria falando dele próprio ou contando a história de outro alguém? Trata-se de ficção ou realidade? Cabe ao ouvinte decidir.
“Eu venho mergulhando no universo do brega e da música pop desde o início da minha carreira, amadurecendo minhas composições através de minhas experiências e referências”, conta Romero. “Acredito que cada álbum de um artista precisa trazer algo novo. Foi aí que iniciei as conversas com Patrick Torquato e depois com Leo D. A partir daí, fomos costurando ideias, caminhos e sonoridades”, diz. “Eu e Patrick começamos a ouvir várias coisas, fomos para alguns festivais juntos e foi em São Paulo, durante a SIM SP, que compus as primeiras músicas desse meu próximo trabalho”, afirma. “Começamos a ouvir New Wave e resolvemos misturar com o brega pernambucano. Percebemos que os dois estilos têm muito em comum. Leo D., produtor musical, adorou a ideia, e tivemos algumas reuniões antes da gravação”, conta Romero. “Este novo projeto foi nomeado como ‘TropicalWave’ ou ‘BregaWave’, revela. “As referências vão de Kaftwerk, Toro y Moi, Daft Punk, Tame Impala, Reginaldo Rossi, Márcio Greyck e Odair José, passando pelo pop dos anos 1980 de Marina e Lulu Santos.O disco vem nesse universo”.
O produtor Leo D conta que buscou inspiração nas músicas dos anos 1980 que fazem sucesso nas festas ‘brega kitsch’ atuais. “A batida da música veio de ‘Lindo Lago do Amor’, de Gonzaguinha. Os sintetizadores do refrão vieram de uma pegada ‘Olhar 43’, do RPM. O solo de guitarra foi inspirado em Kaftwerk. Daí nasceu o estilo que batizamos de ‘BregaWave’, um brega com sintetizadores poderosos, conta Leo D. Todo esse poder pode ser reconhecido em “Pra te conquistar”.
Apesar de ser um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Seu primeiro disco, o elogiado “Arsênico”, de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. O álbum lhe proporcionou uma indicação de “melhor cantor popular” no “Prêmio da Música Brasileira de 2017”. Participou também de duas edições do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Foi tema de matéria de capa do caderno de cultura do jornal O Globo, além de ser personagem de uma reportagem de oito páginas da revista Veja, em fevereiro de 2018. Além disso, rodou o Brasil fazendo shows nos principais festivais de música do País: Mada (RN), Festival No Ar Coquetel Molotov (PE), RecBeat (PE), Rio2C (RJ), Móbile (JP), FIG (Garanhuns-PE), entre outros.
O single e o clipe de “Pra te conquistar” são as primeiras pistas de seu novo álbum, programado para ser lançado no início de 2019. A ideia é, até lá, lançar mais dois clipes de mais duas músicas inéditas de seu novo trabalho.