Entretenimento

Romero Ferro lança single e clipe VaporWave com influências pop-brega

Redação

Publicado em 13 de julho de 2018 às 22:53 | Atualizado há 7 anos

Prestes a lançar o seu segun­do álbum, o músico pernam­bucano Romero Ferro lan­çou o seu mais novo single “Pra te conquistar”, produzido por Leo D (também tecladista do Mundo Li­vre S/A) e Patrick Torquato. A mú­sica vem embalada em um forma­to de rara coesão no universo da música popular, pois, além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra capri­chosamente bem construída que bate na tecla dos amores imper­feitos. “Talvez o problema em você seja maior em mim”, canta Rome­ro, enfatizando o jogo de espelhos que permeia uma relação amorosa, para depois concluir: “Os nossos erros já não têm mais fim. E eu me pergunto do avesso, ao contrário, se eu ainda estou afim”. E é nessa dualidade que Romero conduz a narrativa de um discurso que foge das obviedades do tema. Tudo com o esmero de um narrador que pa­rece ter o dobro da experiência de Romero. Aí está a graça da coisa: apesar de escrita na primeira pes­soa, Ferro estaria falando dele pró­prio ou contando a história de ou­tro alguém? Trata-se de ficção ou realidade? Cabe ao ouvinte decidir.

“Eu venho mergulhando no uni­verso do brega e da música pop des­de o início da minha carreira, ama­durecendo minhas composições através de minhas experiências e referências”, conta Romero. “Acre­dito que cada álbum de um artis­ta precisa trazer algo novo. Foi aí que iniciei as conversas com Patrick Torquato e depois com Leo D. A partir daí, fomos costurando ideias, caminhos e sonoridades”, diz. “Eu e Patrick começamos a ouvir várias coisas, fomos para alguns festivais juntos e foi em São Paulo, durante a SIM SP, que compus as primeiras músicas desse meu próximo traba­lho”, afirma. “Começamos a ouvir New Wave e resolvemos misturar com o brega pernambucano. Per­cebemos que os dois estilos têm muito em comum. Leo D., produ­tor musical, adorou a ideia, e tive­mos algumas reuniões antes da gra­vação”, conta Romero. “Este novo projeto foi nomeado como ‘Tropi­calWave’ ou ‘BregaWave’, revela. “As referências vão de Kaftwerk, Toro y Moi, Daft Punk, Tame Impala, Regi­naldo Rossi, Márcio Greyck e Odair José, passando pelo pop dos anos 1980 de Marina e Lulu Santos.O dis­co vem nesse universo”.

O produtor Leo D conta que bus­cou inspiração nas músicas dos anos 1980 que fazem sucesso nas festas ‘brega kitsch’ atuais. “A bati­da da música veio de ‘Lindo Lago do Amor’, de Gonzaguinha. Os sin­tetizadores do refrão vieram de uma pegada ‘Olhar 43’, do RPM. O solo de guitarra foi inspirado em Kaft­werk. Daí nasceu o estilo que ba­tizamos de ‘BregaWave’, um brega com sintetizadores poderosos, con­ta Leo D. Todo esse poder pode ser reconhecido em “Pra te conquistar”.

Apesar de ser um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Seu pri­meiro disco, o elogiado “Arsêni­co”, de 2016, rendeu uma bela no­toriedade ao cantor. O álbum lhe proporcionou uma indicação de “melhor cantor popular” no “Prê­mio da Música Brasileira de 2017”. Participou também de duas edi­ções do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Glo­bo. Foi tema de matéria de capa do caderno de cultura do jornal O Globo, além de ser personagem de uma reportagem de oito pági­nas da revista Veja, em fevereiro de 2018. Além disso, rodou o Bra­sil fazendo shows nos principais festivais de música do País: Mada (RN), Festival No Ar Coquetel Mo­lotov (PE), RecBeat (PE), Rio2C (RJ), Móbile (JP), FIG (Garanhuns­-PE), entre outros.

O single e o clipe de “Pra te con­quistar” são as primeiras pistas de seu novo álbum, programado para ser lançado no início de 2019. A ideia é, até lá, lançar mais dois cli­pes de mais duas músicas inéditas de seu novo trabalho.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias