Shows badalados na faixa
Redação DM
Publicado em 9 de maio de 2025 às 14:55 | Atualizado há 2 semanas
Evento tradicional no calendário cultural goianiense terá apresentações nacionais, em festa que começa na próxima semana, no Setor Nova Vila
Wesley Safadão, Simone Mendes, Murilo Huff, Belo, Edson e Hudson, Luan Pereira, Pablo, Natanzinho Lima, Léo Foguete, Os Rosas e Amado Batista já estão confirmados para a 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, que acontecerá entre os dias 15 a 25 deste mês, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, Setor Nova Vila, em Goiânia.
Com seu forró eletrônico, Safadão promete levar o público ao delírio. “Agora assista aí de camarote”, canta o artista na música “Camarote”. Ele se tornou conhecido por uma musicalidade que transita entre sertanejo, arrocha e até funk, tendo uma pitada de piseiro. Ao que tudo indica, o músico cearense fará um dos shows mais eletrizantes do evento.
Após o fim da dupla com a irmã Simaria, Mendes se consolidou na música sertaneja. Quando despontou no cenário musical, no início da década passada, fazia sucesso com canções que subvertiam o discurso hegemônico no sertanejo: homem falando de seus amores, relacionamentos que terminaram e bebedeiras desenfreadas.
Se a Pecuária trará composições emotivas na voz de Ruff, a festa demonstra sua vocação democrática ao escalar o cantor Belo. Na estrada há mais de duas décadas, o artista faz declarações apaixonadas e cria refrões chicletes, do tipo que gruda em nossos ouvidos.
Entre guitarras roqueiras e romantismo sertanejo, a dupla Edson e Hudson garante que irá reviver memórias do público com hits populares nos anos 2000, como “Foi Deus” e
“Te Quero Pra Mim”. A apresentação era no espírito do que falam os irmãos em “Galera Coração”: “Aqui tá bom demais!/ Todo mundo no embalo/ É tanta emoção.”
Há espaço também para novos artistas do sertanejo, caso de Luan Pereira, cuja música flerta com o funk e o eletrônico rural. A velha sofrência, no entanto, segue vivíssima no arrocha de Pablo, enquanto Natanzinho Lima conquista o público com letras animadas e românticas. Leo Foguete e Os Rosas variam entre o forró e o sertanejo raiz.
A lista dos artistas confirmados na Pecuária deste mês se fecha com Amado Batista — ícone da música popular romântica. Ele tem mais de quatro décadas de carreira e seu repertório se tornou conhecido em meio a pessoas de diferentes gerações. Seus temas? Amor e superação.
Além da música
Além da programação musical, a novidade deste ano é o acesso aos shows poderá ser aproveitada gratuitamente da arena principal. O evento terá leilões, exposição de animais, palestras voltadas ao agronegócio, espaços gastronômicos, áreas infantis, baladas, ações sociais e ambientais, além da presença de empresas com produtos e tecnologias.
O acesso ao evento será gratuito mediante retirada antecipada de ingresso no site meubilhete.com ou na bilheteria do parque. No dia escolhido, o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais. A retirada exige cadastro com CPF e é válida para todos os 11 dias do evento.
A organização é feita pela Sociedade Goiana de Agricultura e Pecuária (SGPA), em parceria com a empresa Bahrem Eventos. O presidente da SGPA, Gilberto Marques Neto, reforça que a exposição tem potencial para movimentar a economia local. “Hotéis lotam, o comércio se prepara, mais de 11 mil pessoas trabalham diretamente com o evento”, diz.
A gratuidade dos ingressos foi viabilizada por uma articulação entre a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) junto aos organizadores. O presidente da Alego, Bruno Peixoto, explica, durante conversa com jornalistas, que emendas parlamentares viabilizaram o apoio financeiro ao evento. “Vai ter entrada de graça, com doação de alimento. Isso também gera emprego, receita e fortalece o agronegócio em Goiás.”
Já prefeito Sandro Mabel diz que a estrutura da festa inclui reforço na segurança, limpeza e trânsito. “Com apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela, vamos garantir que seja uma festa tranquila. A estimativa é receber cerca de 500 mil pessoas. Teremos policiamento no pátio, trânsito organizado e serviços públicos atuando em conjunto.”
O vice-governador Daniel Vilela destaca o impacto econômico. “É a festa mais tradicional de Goiás e, pela primeira vez, com entrada gratuita todos os dias. O Estado estará presente com segurança, bombeiros e serviços essenciais. Um evento assim movimenta a cidade, o comércio e o turismo. Investir nessa estrutura também é investir na economia local.”
PECUÁRIA
15 a 25 de maio
Setor Nova Vila
Entrada gratuita