Spotify celebra luta brasileira por igualdade com Escuta as Minas
Redação
Publicado em 19 de outubro de 2018 às 23:19 | Atualizado há 7 anos
Historicamente as cantoras brasileiras sempre foram muito próximas às músicas de protesto. Da oposição enigmática de Elis Regina, em 1970, à igualdade LGBTQ de Valesca em 2012 com o hino da sexualidade feminina Sou Gay, os movimentos da nação ecoam na música brasileira e mundial. Hoje, o movimento das mulheres brasileiras está mais forte do que nunca – e seus seguidores continuam orgulhosamente levantando suas vozes contra o assédio no local de trabalho, a violência de gênero, a desigualdade de renda e, como sempre, buscando seus lugares no mundo da música.
O Spotify cria iniciativas para aumentar a diversidade e amplificar as vozes femininas em todo o mundo, da Equalizer, na Suécia, ao Sound Up Bootcamp para mulheres, nos EUA, Reino Unido e Austrália. Agora, mais uma vez estamos inspirando e incentivando o público brasileiro a participar de mais uma campanha. Ao lado de talentosas artistas brasileiras, aumentamos o volume e compartilhamos uma importante mensagem para os amantes da música brasileira: Escuta as Minas.
“Em todas as gerações no Brasil, as mulheres têm perseverado”, diz Gabriela Lancellotti, Head de Consumer Marketing do Spotify Brasil. “Apesar das dificuldades e contratempos, nós seguimos sempre em frente e cantamos com a dor. Escuta as Minas é uma oportunidade para reconhecer essa ideia, empoderando a nova geração e a incentivando a continuar trabalhando pela plena igualdade na música e em tudo o que fazemos.”
As estatísticas mostram que a música no Brasil e no mundo continua sendo dominada pelos homens. Um estudo da Iniciativa de Inclusão Annenberg revelou que em 2017 apenas 16,8% dos artistas nas indústria da música são por mulheres. Dos 651 produtores do estudo, apenas 2% eram do sexo feminino. E das 899 pessoas que foram nomeadas para um Grammy Award entre 2013 e 2018, apenas 9,3% eram mulheres.
É por isso que nossa campanha, que inclui música original, clipe e documentário, destaca um grupo diversificado de 11 artistas brasileiras inspiradoras para todas as idades, além de músicas, histórias e mensagens de empoderamento. Nosso lançamento inclui Cássia Eller, um ícone do rock nos anos 90 no Brasil, Karol Conká, uma rapper feminista contemporânea que quebra barreiras e luta contra estereótipos, além de outras estrelas brasileiras já estabelecidas ou em ascensão – Elza Soares, Maiara & Maraisa, Mulamba, e Mart’nália.