Entretenimento

Sumiu no meio da folia

Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2018 às 22:36 | Atualizado há 7 anos

SPC Brasil possui serviço em que os cidadãos podem moni­torar seus documentos a fim de evitar fraudes. Os feriados pro­longados são épocas propícias para as pessoas perderem seus documentos ou serem rouba­das. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda as­sim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identida­de ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

Em caso de roubo, primei­ramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.) – no esta­do de São Paulo pode ser feito também pela internet através do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Além de fazer o B.O., quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o “SPC Alerta de Do­cumentos”, serviço do Ser­viço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao con­sumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve com­parecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

Com isso, o risco de frau­des é reduzido, já que os esta­belecimentos comerciais são informados do problema, evi­tando os problemas decorren­tes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a con­cessão de crédito.

Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o “SPC Avisa”, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, ex­cluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias