Entretenimento

Superlua acontece hoje, evento ocorre também no fim do mês com “lua azul”

Fernando Boeira Keller

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 16:39 | Atualizado há 2 anos

A lua parecerá extra grande e brilhante e, portanto, será uma visão e tanto em agosto, com uma superlua na terça-feira e, em seguida, uma rara superlua azul chegando no final do mês.

Dois dos quatro eventos de superlua de 2023 ocorrerão em agosto, com o primeiro acontecendo na terça-feira, 1. Em 30 de agosto, haverá uma superlua azul, que não acontecerá novamente até 2032.

O que é uma superlua?

Uma lua cheia perigeana, mais conhecida como superlua, acontece quando a lua está cheia durante o ponto mais próximo de sua órbita ao redor da Terra. Isso dá à sua aparência um pop extra, fazendo com que pareça até 8% maior e 16% mais brilhante do que uma lua cheia típica, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac.

De acordo com a NASA, a órbita típica da lua varia entre 418,429 e 403,945 quilômetros da Terra, mas as variações podem aproximá-la ou afastá-la um pouco. Apenas as três ou quatro aproximações mais próximas a cada ano se qualificam como superluas. A última foi em 3 de julho.

A lua azul

Enquanto o termo “superlua” faz referência à órbita da lua em relação à Terra, uma lua azul tem a ver com frequência, referindo-se a quando há uma segunda lua cheia em um único mês do calendário, diz a NASA . A “lua azul” também é usada para descrever a terceira das quatro luas cheias em uma estação astrológica.

A lua leva 27,3 dias para orbitar a Terra, mas por causa de como a luz do sol atinge o satélite, leva 29,5 dias para completar seu ciclo lunar de uma lua nova para outra.

O termo “once in a blue moon” é uma expressão usada para descrever um evento raro, mas recorrente. Mas, de acordo com a NASA, as luas azuis não são tão raras, recorrentes a cada dois anos e meio.

Uma superlua azul, no entanto, acontece com muito menos frequência. De acordo com o site Time and Date, a última superlua azul foi em dezembro de 2009, e a próxima não ocorrerá até agosto de 2032.

A superlua azul deste ano atingirá o pico às 21h36 em 30 de agosto, diz o Farmer’s Almanac, mas pode-se usar a calculadora do nascer da lua para ver quando a superlua azul estará visível em sua área.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias