Teatro do IFG recebe dupla de percussionistas da Alemanha, PercussionDuo
Redação
Publicado em 24 de abril de 2018 às 01:04 | Atualizado há 7 anos
Dia 25 de abril tem mais uma atividade dentro da série “Encontro com os Mestres”, proposta pelo Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc). Trata-se da apresentação do PercussionDuo, composto pelas irmãs Jessica e Vanessa Porter. A dupla se apresentará nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, localizado na Rua 75, Centro. A entrada é gratuita.
Vencedora de inúmeros prêmios, dentre eles oJugend Musiziert, a dupla alemã tem se destacado no meio da percussão por conta de suas apresentações inusitadas, cheias de experimentos e por mesclar música e teatro. Comum a paixão pela música contemporânea, o PercussionDuo apresenta peças de compositores notáveis, como Mauricio Kagel, Steve Reich e Nikolaus A. Huber.
A expressividade ao dominar a percussão rendeu às irmãs o convite para participar de eventos como Festival de Schleswig-Holstein, Young Euro Classics, Festival Kalima, Festival Adams e o Stars von Morgen (Estrelas de Amanhã), além do PercussiveArtsWebContest da PAS Italy.
O duo também experimenta interpretaçõesaolongodoslimitesdos gêneros. A literatura clássica de J. S. Bach, ClaudeDebussyouAstorPiazolla constrói o contraste com composiçõesmodernasparapercussão. Aeletrônicaaovivoeaimprovisação tornaram-se ativos valiosos e criam um complemento muito bem-vindo no repertório das irmãs.
Mesclando artes cênicas, literatura e música, a dupla promete um concerto cheio de experiência para todos os sentidos. Do experimental aoclássico, damúsicaminimalistaà popular, aideiaéemocionaropúblicopormeiodaprofundidadesonora, expressão e virtuosismo.
PROPERC
O concerto é uma iniciativa do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc), desenvolvidopeloNúcleodeExcelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NEP³), do qual participam o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Uma das ações do programa é o “Encontro com os Mestres”, que possibilita a vivência, troca de informações, experiênciaseculturacom convidadosdasmaisdiversaslinhas da expressão percussiva.
Esses eventos visam a promoção dos saberes de diversas práticas dentro da percussão, estimulando a troca de experiências e conhecimentos através de encontros com mestres de todo o território brasileiro e internacional. Além do concerto, os convidados também ofertam masterclasses e oficinas abertas a alunos, servidores e à comunidade externa das instituições parceiras do Properc.
Até o momento, a ação já trouxe convidados como Sérgio Coutinho, Charles Augusto, Nath Calan, duo Desvio, a solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Márcia Fernandes; Gilú Amaral, e o duo Reynaert/Séjourné.
ENCONTRO COM OS MESTRES – CONCERTO COM PERCUSSIONDUO (ALEMANHA)
Data: 25 de abril
Local: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75 nº 46, Centro)
Horário: 19h30
Entrada franca