Têm fatos e sentimentos que são como o vinho, só o tempo apura
Diário da Manhã
Publicado em 13 de setembro de 2018 às 02:30 | Atualizado há 4 meses
Vinhos são maravilhosos quando estamos acompanhados de quem amamos, mas nesta época, especialmente, ficamos mais sensíveis às coisas. O mundo, ultimamente, anda tão tumultuado e as relações humanas estão difíceis de ser compreendidas. As famílias hoje são outras, compostas de agregados que exigem de nossa parte o exercício da palavra “amor” em todo o seu contexto e universalidade.
Com a vinda da tecnologia, mudaram os processos, melhoraram nossas vidas, tornou o vinho algo mais complexo, instigante, mas ela nos colocou na vida moderna, às vezes, desorientados no nosso querer, na nossa falta de calma, intensificando a busca pelo conforto, o excesso, o acesso aos bens materiais, elevando o “ter” em detrimento do “ser”.
Éramos mais felizes quando as ruas permitiam que circulássemos em segurança, quando saboreávamos uma fruta, e ela realmente possuía o sabor da natureza pura. Não sou defensora de coisas do passado, de permanecer sem evolução, mas no homem a evolução tecnológica não trouxe o amor como forma de relação verdadeira e civilizada.
A alma e a consciência precisam se expandir em direção ao bem, ao bem querer, ao bem comum, tanto incomum de ser observado nos dias de hoje. Seja como os vinhos, seja como for, onde cada coisa é um acessório de cada um, para elevar-se e buscar a grata satisfação de ter feito o bem para seu semelhante.
Costumo selecionar amizade como o vinho, se inicia com uma boa safra e se aperfeiçoa com o tempo. Na taça deve ser degustado com cuidado para identificarmos os aromas da sinceridade e da lealdade. Ao brindar, selemos um abraço que se estende além do tempo e se expande até o infinito, assim é a amizade, assim são os verdadeiros amigos. O vinho da vitória compartilho com meus queridos, pois ele vira vinagre na boca de quem finge ser meu amigo.
A melhor maneira de introduzir amigos ao mundo do vinho é abrir garrafas melhores do que eles estão acostumados, mas só falar de suas virtudes caso lhe seja perguntado. Mostrar nossa gratidão a Deus pelo vinho, gozando de coisas legais com alegria e em boa companhia, mas sem nos excedermos. Cuidado, quem está infeliz e bebe para buscar a felicidade, com certeza não se chega à raiz do problema. Deve-se mudar algo que está te fazendo infeliz.
COMPARTILHAR GASTRONOMIA, VINHO E CONHECIMENTO
Me encanto com as histórias que ouço em uma mesa da cozinha ou em um restaurante com amigos e sempre acompanhado de um vinho, e fico triste quem me rouba a solidão sem verdadeiramente me oferecer companhia! Só excluo da minha vida facilmente! Mas não sinto raiva, não sinto nada.
As coisas que deveria saber, eu sei; mas ainda não sei quem eu sou, só sei o que tenho que fazer: continuar respirando, que sou espiritualista e acredito em Deus! Não me alimento do “quase”, não me contento com a metade, não suporto mentiras! Sou insaciável por conhecimento! Inteligência para mim é afrodisíaco!
Faço muitas coisas, me monto, desmonto, me quebro. Não confundo nunca minha carreira com minha vida. Carreira é carreira, vida é vida! Hoje ando me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém para o nada. Fui ser feliz, e não volto! Mas, às vezes, ser feliz é apenas seguir em frente. E qual o problema de ser assim? Por que todo término tem que ser aquele final clichê? Fique com quem te despe a alma, porque a roupa qualquer um a sabe tirar.
Ufa! Às vezes, tudo o que quero é paz, mas o que quero mesmo são os meus verdadeiros amigos espirituais, para que possa conversar, partilhar as minhas mais profundas preocupações, e medos mais ameaçadores. Amo meu notebook, e escrever minha coluna Prazeres à Mesa é meu mal, meu vício, um magnífico saca-rolhas, porque sonho com histórias que imagino como romance de livro com sentimentos, e só vale escrever com vinho, porque vinho me deixa viajar, filosofo mais e escrevo mais. Percebi agora escrevendo nestas linhas, porque cansei de tudo aquilo que começa ou termina.
Preciso de algo que continue, porque talvez só precise de férias, de sorrir, e de um amor que me eletrize toda ou sentir a paz em olhar e sentir a magnitude de um pôr do sol numa praia deserta. Meus leitores, se entreguem na alma da vida, embriaguem seu coração sem medo e sem cessar com um amor, com vinho, com literatura, com música, com arte, com poesia e com virtude! Viver ultrapassa qualquer sentimento! Já gostei de mim, depois passei a me adorar e agora não vivo sem me amar.
Como diz o jornalista Arnaldo Jabor: “Na vida e no amor, não temos garantias. Portanto, não procure por elas, viva o que tem que ser vivido, sem medos. O medo é um dos piores inimigos do amor e da felicidade”. Não me dedico a esperar o futuro porque sei viver o meu presente e isso me mantém cheia de vida e generosidade por viver o hoje. Não me permito perder o desejo, é a minha razão para caminhar.
Lembrem-se, meus leitores, precisamos estar dispostos a nos livrar da vida o que planejamos e o que não deu certo, para podermos viver a vida que nos espera. Ser feliz me consome muito e ando sem tempo para perder tempo em quem desperdiça sua vida sem amor, e a prudência egoísta que nada arrisca. Claro que possuo imperfeições; os caminhos desta vida, não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor. Aprendi com as rosas a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.
Viver é escandalosamente interessante. Viva hoje! Arrisque hoje! Faça hoje! Não se deixe morrer lentamente! Brinda cada garrafa de vinho aberta, viva cada estação enquanto elas duram, respire o ar, beba o vinho, saboreie o néctar, e deixe-se levar pelas influências dos aromas, dos sabores e dos saberes.
CAÇAROLAS DA SEMANA
Temporada Gourmet traz chefs nacionais a Goiânia
Evento vai movimentar a gastronomia local oferecendo aulas-show com chefs referência no País, além de menus promocionais
De 12 a 23 de setembro, o Goiânia Shopping será o ponto de encontro para todos que queiram viver novas experiências gastronômicas, aprender receitas de grandes chefs e descobrir os segredos da harmonização de alimentos com vinhos e cervejas. É a Temporada Gourmet, que trará a Goiânia chefs de cozinha que são referência no País, reunirá estrelas da gastronomia local e terá menus promocionais nos restaurantes com serviço, praça de alimentação e cafeterias do shopping.
Na lista dos chefs nacionais estão Henrique Fogaça, jurado do programa Masterchef; Leo Young, vencedor do Masterchef 2016; e Vinicius Rossignoli, participante do Master Chef 2018. O evento ainda terá estrelas da gastronomia local: Humberto Marra, André Barros, Emiliana Azambuja, Marcio Zago e Will Navarro. A sommeliére Letticiae Bittencourt, o beer sommelier Lucas Amaral e as nutricionistas Gabriela Amaral e Marília Leal também confirmaram presença.
INSCRIÇÕES
Serão 12 aulas-show GRATUITAS e abertas a pessoas de todas as idades. As apresentações acontecerão na cozinha-show, que tomará conta da Praça de Eventos, Piso 1. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.goianiashop. com.br. As vagas são limitadas.
SERENDIPITY PROMOVE O FESTIVAL BUENO GUSTO
Instalado em local privilegiado do Setor Bueno, o Serendipity Comer e Beber, novo food park da cidade, promove, entre os dias 14 e 16 de setembro – das 18 às 23 horas –, o primeiro Festival Bueno Gusto – uma homenagem ao bairro e aos clientes da vizinhança. Na organização e curadoria do evento estão três chefs conhecidos pela desenvoltura com que lidam com a gastronomia e tudo o que ela envolve: Humberto Marra, André Barros e Emiliana Azambuja.
VINHOS
VINICOLA CATENA ZAPATA
O degustador de Robert Parker Luis Gutiérrez afirma que, na Argentina, a Catena Zapata está à frente em qualidade. “Conseguiram reunir uma equipe de pessoas extraordinárias. Os vinhedos e o local têm potencial, mas esse potencial alguém tem de transferir da vinha à garrafa e isso eles fazem em boa parte graças à equipe, liderada por Alejandro Vigil, um dos melhores enólogos do mundo. Minha dica desta semana é o Catena Zapata Malbec Reserva. Um vinho único!
MODA
VOGUE FASHIONS NIGHT OUT FLAMBOYANT 2018
A maior celebração mundial em torno da moda poderá ser conferida dia 20 de setembro, no Flamboyant Shopping, em Goiânia. No Brasil, três cidades receberão evento com participação do time Vogue Brasil.
Em setembro, a quinta edição do Vogue Fashions Night Out chega ao Flamboyant Shopping. A data escolhida, quinta-feira, dia 20, contará com bate-papos, convidados especiais, experiências diferenciadas de compras, caracterizando um universo interativo relacionado à moda. Haverá, ainda, desfiles das novas coleções e a presença de personalidades. Entre os nomes já confirmados estão Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue Brasil; Daniela Falcão, diretora-geral das Edições Globo Condé Nast; Vivian Sotocórno, editora de moda da Vogue; Vanessa Rozan, maquiadora do programa Esquadrão da Moda e fundadora do Liceu de Maquiagem; Rodrigo Polack, stylist e apresentador do programa 5 Looks, no Discovery Home & Health e a influenciadora Camila Coutinho.