Entretenimento

Terça no teatro sesi apresenta noite de ópera italiana

Redação

Publicado em 1 de junho de 2018 às 00:53 | Atualizado há 7 anos

O Grupo de Ópera da Esco­la de Música e Artes Cênicas da UFG apresenta a ópera La Ser­va Padrona, de G.B. Pergolesi, na Terça no Teatro SESI, dia 5 de junho, às 20h30. Dirigida pe­los professores Marília Álvares e Adriano Pinheiro, a ópera inte­gra a programação do Festival Internacional de Ópera de Goiâ­nia, que terá extensa programa­ção em diferentes espaços da cidade. O acompanhamento musical será da Camerata de Cordas da EMAC, sob a direção dos professores Luciano Pontes e David Gardner.

O intermezzo La Serva Pa­drona, de G. B. Pergolesi (1710—1736) estreou no Tea­tro de San Bartolomeo, em Ná­poles, em 1933. O intermezzo é uma forma dramática apre­sentada nos entreatos de uma ópera séria, que na época ha­via eliminado de seus enredos todo elemento cômico. O in­termezzo opunha-se, portan­to, à rigidez formal da ópera sé­ria, desempenhando função de entretenimento para a plateia. Sua música e enredo são con­siderados de natureza leve e de cunho formal simples.

A história de La Serva Padro­na conquistou o público e se tornou a obra mais importan­te de Pergolesi e o mais famo­so dos intermezzi do período. O enredo trata de assunto mui­to comum na época, e até mes­mo nos dias de hoje: o triun­fo da esperteza de pessoas das camadas sociais mais simples, sobre a avareza da burguesia, tudo transformado em uma di­vertida sátira social. O núme­ro de personagens era bem re­duzido, comparando-se com a ópera séria – apenas três per­sonagens – no caso de La Ser­va, dois atores cantores e um ator mudo, baseados nas perso­nagens da commedia dell’arte.

O Grupo de Ópera da Esco­la de Música e Artes Cênicas da UFG, formado por alunos da disciplina Estúdio Ópera, e também parte do Projeto de Ex­tensão Ópera na EMAC, mais uma vez oferece ao público goianiense a oportunidade de conhecer esta pequena obra, já consagrada no Brasil pelo fil­me-ópera homônimo de Car­la Camurati, de 1998.

Em uma hora de espetácu­lo o público poderá se diver­tir com a esperteza de Serpina, a empregada, e seu cúmpli­ce Vespone, de colocarem em prática o plano se casar com o patrão Uberto, tornando-se a patroa da casa. Além disso, po­derá apreciar e valorizar o tra­balho de formação de nossos alunos cantores-atores.

ÓPERA: LA SERVA PATRONA

Autor: G.B.Pergolesi

Direção: Marília Álvares e Adriano Pinheiro

Elenco: Grupo de Ópera da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

Dia: 5 de junho (Terça no Teatro)

Horário: 20h30

Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269- 0800)

Ingressos: Doação de 2 Kg de alimentos ou um livro literário

Classificação etária: 12 anos

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias