Vida e carreira de Bravana
Redação DM
Publicado em 13 de abril de 2021 às 15:10 | Atualizado há 4 anos
Internacionalmente conhecido por fazer um “som explosivo” e com o sucesso conquistado com a música “Mãe, Tô Na Balada”, Jordão Bruno Brugugnoli, ou simplesmente Bravana, nasceu no ano de 1980 na cidade de Americana, município localizado a 120 km da capital paulista.
Filho do empresário Diógenes e da chefe de cozinha Marilena, a admiração de Bruno pela arte surgiu ainda na infância, quando o pequeno via o pai e os tios trocando ideias e conhecimentos sobre música. O avô de Bravana, Cesarino Brugugnolli, teve um papel importante para a famíllia, pois o patriarca além de ser maestro da banda do município de Tabapuã, interior de São Paulo, produziu a melodia e compôs o hino da cidade.
Herdando toda essa carga musical da família, Bravana ainda garoto já sentia dentro de si algo forte e diferente quando cantava, e mesmo sendo muito tímido, quando se arriscava em soltar a voz em meio aos amigos, Bruno chamava a atenção e as pessoas ficavam sempre em volta observando e aproveitando o som.
Esses eventos só alimentavam o artista que adentrava o coração de Bravana e cada vez mais a determinação de fazer da música o meio de ganhar a vida aumentava, e com a profissão, o sonho do músico era oferecer uma condição melhor para a família e conquistar o mundo.
Convicto de que queria seguir a vida dos palcos e das composições, em meados dos anos 90, ainda na escola, Bruno deu o primeiro passo nas apresentações com um público maior, marcando presença na “Festa do Sorvete” como cantor e baixista em uma banda de amigos. O evento rendeu muitos elogios.
Uns anos após o colegial, Bruno tentou três graduações (administração, comunicação social e fonoaudiologia), porém, o músico que já estava na estrada com shows marcados e construindo uma base de carreira, precisou se distanciar da faculdade para se dedicar aos projetos.
Em 2003 nascia o trio que depois de alguns anos conquistaria o mundo, o “Trio Bravana”. O nome do trio nasceu nessa época também, e o significado é uma influência das seguintes palavras: Brasil, Americana e Cavalos. “Bra” vem de Brasil, “Va” da segunda sílaba de Cavalo – símbolo do sertanejo e “Na” vem da última sílaba da cidade Americana. “Desde o começo eu buscava um nome que fosse de fácil pronúncia no mundo todo. Como eu sempre digo: Um nome que vem de bravura em ser um bravo cavalheiro”, explica Bravana.
Em 2011, o mundo conheceu essa “bravura” quando lançaram “mãe tô na balada”, os três meninos do interior de São Paulo, viram a vida mudar de uma hora para a outra. A canção virou sucesso internacional levando o trio para todos os estados do Brasil e realizando o maior sonho de Bruno, conhecer o mundo. Por dois anos consecutivos, Bravana realizou duas turnês pela Europa nos seguintes países: Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Luxemburgo e Itália.
Oito anos depois, Bruno assumiu o nome “Bravana” em carreira solo, seguindo o legado conquistado com os parceiros músicos que optaram em seguir carreiras distintas.
Composições de sucesso
Escrever também é uma paixão de Bravana e algumas canções compostas por ele ganharam destaques no mundo sertanejo: Em 2009, “Tudo Lembra Você”, chegou nas rádios de Americana. A música marca a primeira composição de Bruno emplacada na mídia.
No ano de 2011, as canções “Porque Não Vem”, “3 Amigos” e “Galera Baladeira”, também conquistaram o público.
“Só Quer Me Ver Chorar” do DVD “Only One” de 2020, completa esse catálogo de composições.
Novos projetos
O ano de 2020 foi um ano atípico, primeiramente por conta da reviravolta que a pandemia causada pela COVID-19 causou no mercado da música.
Porém, Bravana que sempre esteve em atividade constante não ficou parado, aproveitou os dias de isolamento em casa para produzir o projeto “Only One”, que visualmente, marca o primeiro DVD da carreira do artista.
Esse novo trabalho foi dividido em duas propostas para o público, um CD e um DVD. O CD conta com onze faixas e a primeira delas “Saudade”, foi disponibilizada no dia 1° de Julho (do mesmo ano) no mesmo dia de lançamento, a canção conquistou as primeiras posições das rádios no país e em um mês, a música se manteve na liderança no gênero sertanejo.
O DVD ganhou um cenário especial, com cenas medievais o projeto foi gravado em um castelo em Mauá, região metropolitana de São Paulo. Composto por sete vídeos que juntos formam o DVD, as canções que ganharam produções foram: “Reclamou Porque”, “Beber em Abril”, “Modão do Bravana”, “Nossa Música No Rádio”, “Só Quer Me Ver Chorar”, “Bem Docinho” e “Saudade”.
Em 2021, o lançamento de “Aonde Isso Vai Dar” nas rádios, nas plataformas digitais e no YouTube, rendeu ótimos resultados. A canção em pouco tempo de lançamento assumiu as primeiras posições nas regiões Sul e Sudeste e o primeiro lugar nas mais tocadas em Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (dados divulgados pela Crowley). Fora do país a canção também teve números expressivos, principalmente na Argentina.
Os projetos para 2021 são vários, mas o mais esperado pelo artista é a gravação de um DVD com público, para sentir o calor e matar a saudade dos palcos e dos fãs, mas isso só será possível se a pandemia já estiver controlada.
Leia também:
- Brics defende regulação da inteligência artificial e cobrança de direitos autorais em contraponto a Trump
- Vila Nova vence Ferroviária fora de casa, assume 7ª posição e encosta no G-4 da Série B
- Edu Guedes é diagnosticado com câncer e passa por cirurgia
- Danúbia Rangel, ex de Nem da Rocinha, é detida logo após o parto
- Goiás bate recorde na abertura de empresas no 1º semestre de 2025 e movimenta R$ 6 bilhões em investimentos