Entretenimento

Você fica tímido ao redor das pessoas?

Redação DM

Publicado em 11 de agosto de 2018 às 22:43 | Atualizado há 7 anos

Existem pesquisas que apon­tam que um dos maiores medos do homem é o de falar em públi­co. Mas, qual o reflexo desse medo? São muitos, podendo ocasionar problemas profissionais, prejudi­cando a carreira e também os de relacionamento pessoal. Mas é possível utilizar esse medo como estímulo para enfrentar desafios, superar metas e conquistar vitórias.

Lembrando que existem os ca­sos mais graves, gerados por fobias profundas ou traumas necessitan­do de medicamentos específicos e tratamento feito por especialistas da medicina ou apoio terapêutico. Com essas excessões, todas as pes­soas podem enfrentar esse medo que as impede de mostrarem seu real potencial, praticando com pro­fessores de oratória, usando técni­cas específicas para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Glossofobia é o nome técnico mais apropriado desse medo, mas há outras formas sob as quais ele é reconhecido: ansiedade, fobia social, pânico. Suas reações mais comuns são: fugir da situação, ar­ranjar uma desculpa, ficar doen­te (de mentirinha) só para não fa­lar, ainda mais quando for diante de um público imenso, com pal­co, microfone, iluminação ade­quada, câmaras de vídeo, holofo­tes…. Nossa! Há gente que não fala em público de jeito nenhum, nem sequer na festa de aniversário com pessoas da própria família!

Para mostrar como é possível vencer esse medo, preparei algu­mas orientações:

Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Menta­lize-se tendo sucesso e sendo re­conhecido pelo seu esforço de fa­lar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.

Conheça bem sobre o assun­to que irá falar, saiba especialmen­te como iniciar; se necessário, te­nha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, medita­ção, distensionando seus múscu­los, movimentando a cabeça, fric­cionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.

Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, que­rem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito.

Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apre­sentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alu­siva ao tema que irá abordar.

Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para en­frentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda como isso é poderoso.

Por último, treine muito; pro­cure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias