Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Xuxa: A trajetória da rainha dos baixinhos e seu império de entretenimento

Relembre a carreira de sucesso da apresentadora e seu legado no mundo infanto-juvenil

Xuxa Meneghel: A história da rainha dos baixinhos que conquistou o mundo do entretenimento Xuxa Meneghel: A história da rainha dos baixinhos que conquistou o mundo do entretenimento

Nascida em 27 de março de 1963, na cidade de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel é um nome que se tornou sinônimo de entretenimento infanto-juvenil ibero-americano. Conheça a história da icônica "rainha dos baixos" e como ela conquistou o êxito mundial ao longo dos anos.

O início da trajetória de Xuxa no mundo da fama aconteceu quando ela foi descoberta por um olheiro aos 16 anos de idade. Em um curto espaço de tempo, ela já havia estampado 80 capas de revistas, tornando-se uma das faces mais reconhecidas no universo da moda. Seu prestígio alcançou um novo patamar quando foi contratada pela renomada agência de modelos, Ford Models.

Foi durante o lançamento de sua edição na revista Playboy que Xuxa recebeu um convite inusitado de Maurício Sherman para apresentar um programa infantil. Comparando-a a grandes ícones como Doris Day, Marilyn Monroe e Peter Pan, Sherman viu o potencial único da jovem. Inicialmente relutante, Xuxa acabou cedendo e aceitou a proposta.

Em 1983, Xuxa estreou no programa "Clube da Criança", na extinta Rede Manchete. Nessa época, sua rotina estava dividida entre ser modelo em Nova York pela Ford Models e gravar os programas infantis. Mesmo com um orçamento modesto, Xuxa conquistou o público e ganhou sua primeira Paquita, Andréa Veiga.

O sucesso no programa da Manchete chamou a atenção de Boni, executivo da TV Globo, que buscava uma estrela para enfrentar a concorrência com o programa "Bozo", exibido pelo SBT. Xuxa aceitou o convite, desde que seu nome constasse no título do programa. Além disso, fizeram uma aposta ousada: muitos acreditavam que ela não duraria um ano no canal.

Em 1986, estreou o lendário "Xou da Xuxa", o programa infantil de maior sucesso da TV brasileira. Com um pico de audiência de 35 pontos, o cenário do navio e o formato foram ideias concebidas pela própria Xuxa. A atração manteve-se no ar até 1992, quando a apresentadora decidiu investir em sua carreira internacional.

Seu nome se tornou sinônimo de sucesso comercial. Durante a recessão dos anos 80 e 90, Xuxa estimulou o mercado consumidor ao lançar diversos produtos, como brinquedos, alimentos, roupas, itens de higiene e material escolar, além de histórias em quadrinhos.

Xuxa também foi uma grande influenciadora de moda nos anos 80, popularizando itens como a bota "Botuxa" e a saia "O bicho comeu". Seu estilo, com maria chiquinhas, saias, botas e shorts, se tornou uma marca registrada e até o uniforme militar das Paquitas era desejado por milhares de crianças.

As Paquitas se tornaram um fenômeno naquela época, e todas as garotas sonhavam em fazer parte desse grupo. Formado através de competições de talentos em diversos países, o grupo das Paquitas cantava, dançava e interagia com o público. Eram versões em miniatura da própria Xuxa.

Embora nunca tenha se considerado uma cantora, Xuxa alcançou um sucesso estrondoso no meio musical. Com mais de 50 milhões de cópias vendidas e inúmeros sucessos, ela recebeu o certificado de diamante pelo álbum "Xou da Xuxa", que vendeu 1 milhão de cópias, superando em muito as expectativas.

Xuxa encantou multidões em suas turnês, recriando seus espetáculos no palco e cantando seus sucessos inesquecíveis. Em 1989, um marco na história, cerca de 200.000 pessoas lotaram o estádio do Maracanã para prestigiar sua apresentação, transmitida ao vivo pela TV Globo. O ponto alto foi quando o público cantou em uníssono com Xuxa sua música de sucesso "Abecedário da Xuxa".

Com o sucesso na televisão, a estrela da telinha também brilhou no cinema. Com algumas aparições nos filmes dos Trapalhões, Xuxa consolidou seu maior sucesso cinematográfico com "Lua de Cristal", o filme brasileiro de maior bilheteria dos anos 90.

Xuxa decidiu expandir sua atuação para a América Latina e lançou um álbum em espanhol em 1989, que vendeu 3 milhões de cópias, abrindo portas em vários países. Com apresentações no Festival de Viña del Mar, no Chile, ela conquistou o cobiçado Golden Eagle, o maior prêmio da noite.

A apresentadora assinou com o canal argentino Telefé em 1991, onde dirigiu o programa "Show de Xuxa", em espanhol, transmitido até 1993. O programa foi vendido para 17 países e alcançou consistentemente altos índices de audiência, marcando 45 pontos. Até hoje, Xuxa é venerada na Argentina.

A conquista da Europa veio em seguida, com o contrato firmado com a Tele 5 e o lançamento do programa "Xuxa Park". O show alcançou excelentes classificações na Espanha, Andorra, Portugal e França, com 45 pontos de audiência e uma estimativa de 25 milhões de telespectadores.

Após recusar por muito tempo as propostas dos americanos, Xuxa aceitou o desafio e estreou um programa diário nos Estados Unidos em 1993. Embora tenha surpreendido o público americano, que possuía características distintas do público latino-americano, ela não renovou o contrato.

Um dos amores mais marcantes da vida de Xuxa foi o piloto Ayrton Senna. O casal teve que se separar devido à agenda intensa de ambos. Após a morte de Senna, Xuxa optou por trabalhar menos e focar sua carreira no Brasil.

Em 1997, Xuxa apresentou o programa "Planeta Xuxa", voltado para o público adulto, tornando-se o primeiro programa dirigido por uma mulher a vencer a guerra dominical. Com picos de 35 pontos de audiência, o programa derrotou seu concorrente direto, Gugu Liberato. Posteriormente, ela retornou ao público infantil.

Em 2000, Xuxa lançou o projeto "Xuxa Só Para Baixinhos", uma inovação que ela mesma criou e financiou integralmente, mesmo quando muitos duvidaram do sucesso. A iniciativa lhe rendeu dois prêmios Grammy de Melhor Álbum Infantil.

Xuxa é uma das personalidades mais ricas do Brasil, apesar de ter enfrentado roubo e fraudes por parte de pessoas que trabalharam com ela. Ela foi a primeira artista brasileira a entrar na lista dos mais ricos da Forbes e atualmente possui um patrimônio estimado em mais de R$ 1 bilhão.

Após 29 anos de parceria com a TV Globo, Xuxa encerrou seu contrato com o canal em 2015 e assinou com a Record, tornando-se a mulher mais bem paga da televisão brasileira, recebendo 3 milhões por mês.

Atualmente, após 37 anos de carreira na televisão, Xuxa continua brilhando na tela, apresentando dois reality shows: "The Four" e "Dancing Brasil".

Apesar de todo o sucesso e prestígio conquistados ao longo dos anos, o maior orgulho de Xuxa é sua Fundação Xuxa Meneghel, que atua há 28 anos em prol de crianças em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, realizando um importante trabalho de assistência social.

6 curiosidades sobre Xuxa

  1. Xuxa está no Guinness Book of World Records pelo álbum "Xou da Xuxa 3", o mais vendido no Brasil e no mundo no segmento infantil, ultrapassando 4 milhões de cópias vendidas.
  2. Xuxa apresentou o programa "Xuxa Hits" em 1995, que introduziu funkeiros na televisão brasileira e contribuiu para melhorar a reputação do gênero musical.
  3. Artistas internacionais priorizam os programas de Xuxa quando visitam o Brasil, e ela já entrevistou lendas da música como Madonna, Mariah Carey, Christina Aguilera, Shakira, Thalia, Toni Braxton e Taylor Swift, entre outras.
  4. A gravidez de Xuxa foi altamente comentada na história do país, pois o anúncio foi feito ao vivo no "Domingão do Faustão" e surpreendeu os conservadores da época.
  5. Xuxa foi responsável por trazer a turnê do álbum "Dangerous" de Michael Jackson ao Brasil, e o cantor ofereceu a ela uma parceria em reconhecimento ao seu papel.
  6. A carreira de Xuxa alavancou o cinema brasileiro, atraindo milhões de espectadores aos cinemas com sucessos como "Com Requebra", "Popstar", "Duendes", "Duendes 2", "Abracadabra", "O Tesouro da Cidade Perdida", "Gêmeas", "Sonho de Menina" e "O Mistério de Feiurinha".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias