Home / Esportes

ESPORTES

Maratonistas carimbam passaporte olímpico

A equipe brasileira feminina de maratonas aquáticas está definida para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto garantiram vaga ao chegar em terceiro e sexto lugar, respectivamente, na prova de 10km do Mundial de Kazan. Ana Marcela completou a prova em 1h58m26s5, enquanto Poliana cruzou a linha de chegada em 1h58m28s8. A francesa Aurelie Muller (1h58m04s3) ficou com o ouro e a holandesa Sharon Van Rouwendaal (1h58m06s7), com a prata. No masculino, Allan do Carmo se classificou no dia anterior ao ficar em nono lugar no Mundial (1h50m23s1).

"Não são quatro anos treinando. São sete porque em 2011 eu fiquei em 11º lugar e fora dos Jogos Londres 2012 por uma posição. Estou muito feliz", desabafou Ana Marcela.

Segundo as regras da Federação Internacional de Natação (FINA), os dez primeiros países no Mundial dos Esportes Aquáticos têm vagas garantidas nos Jogos Olímpicos. Esta é a única chance para que uma nação tenha dois representantes na prova e a regra vale também para o país sede das Olimpíadas.

Ana Marcela volta ao rio Kazanka para nadar a prova por equipes. Estarão com ela Allan do Carmo e Diogo Villarinho. Nesta prova, três nadadores disputam um percurso de cinco quilômetros. Eles caem na água juntos e o tempo que vale para a colocação é o do último a chegar. As equipes mais velozes vencem. Os países são livres para montar sua estratégia desde que tenham ao menos uma mulher.

"Por ser uma prova de equipe, estão todos representando o Brasil, o que acaba dando mais gás na prova, mas é preciso bastante estratégia. Tudo tem que ser bem sincronizado. Vamos combinar qual será a tática e todas as opiniões são importantes. Temos que fazer o melhor para o Brasil", explicou Ana.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias