Home / Esportes

ESPORTES

Aeroporto do Rio de Janeiro ficará fechado durante jogos

Dos dias 8 a 16 de agosto o terminal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficará fechado das 12h50 às 17h10 para as competições de vela na Baía de Guanabara. A informação foi confirmada, ontem, pelo governo federal, após reunião com o Comitê Gestor dos Jogos de 2016.

Apenas os helicópteros que transmitem o evento terão tráfego autorizado no espaço aéreo.

A necessidade de fechamento do Santos Dumont ficou evidente durante o evento-teste da vela, realizado em agosto de 2015. Durante a prova da RS:X masculina, prancha a vela e classe olímpica mais leve, um avião em rota de aterrissagem passou por cima da regata. Alguns atletas aproveitaram a rajada e aumentaram a velocidade em até cinco vezes. Outros acabaram derrubados na água.

Durante o período de fechamento, os voos que teriam o Santos Dumont como destino serão desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. A concessionária RioGaleão, que administra o local, garante que o fluxo maior de passageiros será tranquilamente absorvido devido às obras de ampliação que estão em curso.

Ontem, o Ministério do Esporte divulgou que o Galeão está com 75% das obras de ampliação previstas para o evento concluídas. Com investimento total de R$ 2 bilhões até abril, data estimada de conclusão das reformas, o aeroporto deverá receber um fluxo adicional de 1,5 milhão de passageiros durante as competições – sem contar com o volume desviado do Santos Dumont.

Esta operação será viável devido à construção de um novo píer, com 100 mil m², e 26 pontes de embarque – três delas tecnicamente aptas a acomodar aeronaves A-380 e 747-8, consideradas as maiores do mundo. As obras incluem ainda a instalação de 14 esteiras rolantes, 14 elevadores, seis escadas rolantes e mais espaço para áreas de Duty Free e salas vip.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias