Home / Esportes

ESPORTES

Ex-técnico da seleção brasileira de ginástica é denunciado por abuso sexual

O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando de Carvalho Lopes, foi afastado nesta segunda-feira (30/04) de todas suas atividades realizadas no Clube de Campo MESC. O clube onde Fernando era técnico é da cidade de São Bernardo do Campo (SP).

A razão do afastamento são as denúncias e relatos de atletas que treinavam com Fernando e dizem que foram abusados sexualmente. Ele já instruiu ginastas como Diego Hypolito e Caio Souza.

Na noite do último domingo (29/04), foi ao ar no programa Fantástico, da rede Globo, uma reportagem em parceria com o Globoesporte. A apuração tratava dos casos dos atletas que sofreram abusos pelo técnico e confirma 42 casos de ginastas abusados.

Os relatos dos atletas da ginástica brasileira revelam que as situações ocorreram no decorrer de 15 anos e permeiam por assédio moral, agressão física e abuso sexual. De acordo com o Globoesporte, o ginasta Petrix Barbosa foi um dos mais molestados e até se afastou do Clube MESC e da Seleção Brasileira por conta do técnico.

O primeiro a fazer a denúncia foi o pai de um atleta menor de idade, que acusou Fernando de abusar do menino mais de uma vez. Em julho de 2016, um pouco antes do início das Olimpíadas do Rio, Fernando foi afastado dos trabalhos técnicos pela Confederação Brasileira de Ginástica.

O processo corre em sigilo e pode levar muito tempo, pois ainda são necessários depoimentos de 13 pessoas. A investigação ocorre na 2ª Vara Criminal do Ministério Público de São Paulo e na Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo.

A pena para os crimes cometidos por Fernando vai de oito a 15 anos por cada vítima citada no inquérito.

(Foto: reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias