Home / Esportes

ESPORTES

Fifa faz Copa do Mundo Sub-17 no Brasil a partir deste sábado

Começa neste sábado (26), em Brasília, a Copa do Mundo da Fifa Sub-17 para seleções masculinas. A equipe brasileira abre a competição em jogo contra o Canadá, às 17h, no Estádio do Bezerrão, no Gama, uma das regiões administrativas do Distrito Federal.

A Copa Sub-17 tem a participação de 24 seleções. A primeira fase ocorre em seis grupos de quatro equipes. De cada grupo se classificam automaticamente as duas equipes que mais pontuaram nos três primeiros jogos. Quatro seleções que ficarem em terceiro lugar e que tiverem mais pontos, conforme o cruzamento de grupos, também seguirão para segunda fase.

Da segunda fase participarão 16 seleções em jogos de disputa direta (mata-mata) para as quartas de final, a terceira fase do torneio com oito equipes. Quatro times classificados nas quartas de final participam da semifinal que define quem vai disputar a final (1º e 2º lugares) e quem vai disputar o 3º lugar.

Desde o primeiro jogo até a final, 52 partidas serão disputadas por atletas de 15 a 17 anos – todos, portanto, já nascidos no século 21. Além de Brasília, os jogos ocorrerão em Goiânia (GO), nos estádios Olímpico, e em Cariacica (ES), no Estádio Kleber Andrade. A final e a disputa do 3º lugar ocorrerão em Brasília, no dia 17 de novembro.

Favoritos

O torneio é tido pela entidade máxima do futebol como celeiro de futuros jogadores profissionais. Em 17 edições, o torneio juvenil contou com a participação de 210 atletas que, posteriormente, disputaram a Copa do Mundo das seleções profissionais masculinas, entre eles os brasileiros Neymar e Ronaldinho.

A seleção brasileira de Sub-17 venceu os torneios de 1997, no Egito; em 1999, na Nova Zelândia, e em 2003, na Finlândia. A equipe chegou em Brasília na última quarta-feira (23).

A própria Fifa considera como favoritos, além do Brasil (tricampeão), Nigéria (pentacampeã), Espanha, Itália, França (campeã) e Holanda. Brasil, Nigéria e Espanha são cabeça de chave dos grupos A, B e E – respectivamente.

A tabela de jogos, com a data e o local de realização de todas as partidas, está disponível no site da Fifa. No mesmo endereço eletrônico é possível comprar ingressos para os jogos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias