Home / Esportes

ESPORTES

Campeonato Brasileiro de Basquete tem nova data

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) confirmou na última terça-feira (8) o formato do Campeonato Brasileiro de Basquete de 2021. No entanto, o início da competição estava previsto para o dia 13 de fevereiro, mas foi antecipado para o dia 8 do mesmo mês. Sendo assim, a final está prevista para o dia 30 de maio. Além disso, o torneio será disputado no sistema de bolhas.

Deste modo, o projeto foi aprovado pelos clubes recentemente e tem como objetivo dar mais segurança aos atletas, comissão técnica e colaboradores. Por outro lado, todos os clubes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela CBB e publicados pela Área Médica.

Por outro lado, a temporada passada não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19. No entanto, a competição terá representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Sendo assim, o Campeonato Brasileiro será disputado entre três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Representantes

Na região Sul, teremos Joinville Basquete, Black Star, Brusque Basquete e Blumenal para o estado de Santa Catarina. No Paraná, ADRM Maringá, Londrina Basketball e o atual campeão, NBPG Ponta Grossa. Em Rio Grande do Sul, temos o União Corinthians, que retorna ao basquete profissional.

Enfim, no Centro-Oeste temos o Vila Nova e o Vultures Anápolis como representantes goianos. E para o Sudeste, temos Basket Osasco (SP) e Botafogo (RJ).

https://twitter.com/basquetebrasil/status/1324416948868960256?s=20

Entenda a disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete

As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia se enfrentam em jogos de turno e returno. Deste modo, não haverá mudança no formato da competição do basquete. Sendo assim, na primeira fase, 12 equipes se enfrentam em suas respectivas Conferências. Posteriormente, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

No entanto, os times a disputar a segunda fase farão um jogo, cujo resultado cruza com o da Conferência. Deste modo, os resultados permitirão descobrir quais serão os quatro times das quartas de final. E, posteriormente, os melhores em três partidas, para aí sim, disputar a Final Four que define o campeão.

Sedes do Brasileiro

No turno, a Conferência Gerson Victalino terá o Vila Nova AEGB como anfitrião. Dessa forma, entre 7 a 14 de fevereiro, Goiânia será palco das partidas da Conferência. Na sequência, o returno será entre 7 a 14 de março, com o Botafogo sendo o mandante.

A Conferência Hélio Rubens Garcia, por sua vez, terá a Liga Esportiva Ponta Grossa como sede, entre 22 de fevereiro a 1º de março. Na sequência, o returno será na casa do AD Brusque, entre 22 a 29 de março.

Conferência Gerson Victalino

Botafogo
Basket Osasco
Anápolis Vultures
Vila Nova/AEGB
Basquete Blumenau
Black Star Joinville

Conferência Hélio Rubens Garcia

Ponta Grossa/NBPG
ADRM/Maringá
Londrina Basketball
Basquete Brusque
União Corinthians
Joinville Basquete

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias