Home / Esportes

ESPORTES

Governo de São Paulo endurece restrições e Campeonato Paulista é suspenso

O Governo de São Paulo anunciou na tarde desta quinta-feira (11) a paralisação de todas as atividades esportivas no estado, incluindo o Campeonato Paulista, partir do próximo dia 15 até o dia 30 de março. A decisão contraria a Federação Paulista de Futebol (FPF), que havia se posicionado favorável a continuação do torneio.

Os 16 clubes da primeira divisão se reunião ainda nesta quinta-feira para decidir os próximos passos. A possibilidade de disputar partidas em outros estados estará em pauta. A FPF diz que só se posicionará depois dessa reunião.

O anúncio da paralisação foi feito pelo governador João Doria (PSDB) e sua equipe em entrevista coletiva. A suspensão de atividades esportivas em São Paulo faz parte de um pacote de medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no estado.

- Teremos que adotar medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus no estado de SP. É a única forma para tentarmos, neste momento, conter a aceleração das mortes e evitar que tantas famílias sejam devastadas - disse Doria em vídeo publicado em suas redes sociais.

https://twitter.com/jdoriajr/status/1370004559783997442

O Governo já pretendia suspender o Paulistão no fim de semana, mas uma conversa entre João Doria e Reinaldo Carneiro, presidente da FPF, adiou a decisão e ainda permitiu que a rodada do fim de semana seja disputada.

O Paulistão teve até aqui três rodadas disputadas de um total de 12 da primeira fase. A paralisação repete o que aconteceu na edição de 2020, que também foi suspensa devido a propagação do vírus e o aumento vertiginoso no número de casos pelo país. Porém, na ocasião, o torneio parou no dia 16 de março e só retornou quatro meses depois, em 22 de julho.

Ao todo, 26 partidas serão afetadas durante o período do novo pacote de restrições: os jogos da quinta, sexta e sétima rodada, além de duas partidas atrasadas (Mirassol x Inter de Limeira, da quarta rodada e São Bento x Palmeiras, da terceira).

Além do campeonato estadual, duas partidas estão previstas em território paulista pela Copa do Brasil: Marília x Criciúma, no dia 17, em Marília (interior do estado) e Mirassol x Red Bull Bragantino, no dia 18, em Mirassol (também no interior).

Desde o último sábado (6), todo o estado de São Paulo está na fase vermelha, a mais restritiva. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado já passa dos 80%. O novo pacote de medidas proíbe, além da realização de eventos esportivos, atividades religiosas (como missas e cultos), proibição do uso de todos os parques e praças do estado, abertura de lojas de material de construção e antecipa o recesso escolar.

Segundo números da John Hopkins University, os números de casos de Covid em São Paulo já passaram os dois milhões e cem mil e o número de óbitos já passou de 62 mil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias