Home / Esportes

ESPORTES

Primeira fase do Paulistão chega ao fim com Palmeiras classificado e Santos salvo

Depois de 12 rodadas, a fase de grupos do Campeonato Paulista chegou ao fim neste domingo (9) com o Palmeiras garantindo a classificação com ajuda do Corinthians e o Santos se salvando do rebaixamento.

No Paulistão, as 20 equipes são divididos em quatro grupos de quatro times que jogam em turno único contra as equipes dos outros grupos, ou seja, as equipes que são do mesmo grupo não se enfrentam. Os dois primeiros de cada grupo se classifica e as duas equipes com a pior campanha são rebaixadas para a Série A2.

O Santos entrou em campo sem chances de classificação e correndo riscos de ser rebaixado. Para se salvar, precisava vencer o São Bento, com quem fazia confronto direto pela única vaga remanescente dentre os rebaixados. O Peixe fez sua lição de casa, venceu por 2 a 0, chegou aos 13 pontos e se manteve na primeira divisão. Já a equipe de Sorocaba, no interior paulista, se junta ao São Caetano e jogará a A2 na próxima temporada.

O Palmeiras, que estava longe da briga pela queda, garantiu vaga na próxima fase com a ajuda do maior rival. O atual campeão paulista brigava com o Novorizontino pela vaga restante do Grupo C, já que o líder, Bragantino, já entrou em campo classificado.

Para avançar, o Verdão precisava vencer a Ponte Preta em Campinas e torcer pelo tropeço da equipe de Novo Horizonte contra o Corinthians na Neo Química Arena. Com um time recheado de garotos, o Palmeiras não tomou conhecimento da Macaca e venceu por 3 a 0, sem sustos. Já na capital, o Timão, já classificado, bateu o Novorizontino por 2 a 1 e ajudou o Palmeiras a avançar. Com a vitória, o alvinegro

O São Paulo empatou por 1 a 1 fora de casa com o Mirassol, chegou aos 27 pontos e garantiu a melhor campanha geral da primeira fase do Paulistão. Junto com o Tricolor, avançaram para a fase de mata-mata Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Palmeiras, Inter de Limeira, Mirassol e Guarani.

Nas quartas, os classificados de cada grupo se enfrentam entre si em jogo único e eliminatório. A equipe com melhor campanha decide em casa, logo o Corinthians receberá a Inter de Limeira, São Paulo e Ferroviária jogam no Morumbi, Bragantino e Palmeiras se enfrentam em Bragança Paulista e o Mirassol recebe o Guarani no Campos Maia.

As datas e horários serão sorteados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), mas os classificados já sabem que terão uma maratona pela frente. Com o calendário apertado e os jogos da Libertadores e Sul-Americana chegando no momento decisivo nas fases de grupo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Bragantino devem passar o mês de maio jogando praticamente a cada dois dias. A final do estadual de São Paulo está prevista para o próximo dia 23.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias