Home / Esportes

ESPORTES

Popularidade do e-sports aumenta na pandemia

O cenário do e-sports apresentou crescimento notável com o aparecimento da pandemia de covid-19. Assim, aumentava cada vez mais o número de participantes, jogadores e espectadores, o que impulsionou a prática. Por outro lado, vale ressaltar que boa parte deste público vem de redes sociais, como o Twitter. De acordo com a plataforma, houve registro de 1,2 bilhões de tweets sobre a modalidade.

O esporte abriu portas para a profissionalização de várias equipes. Deste modo, jogos como League of Legends, Fortnite e Call of Duty ganharam espaço. Além do crescimento do Grand Theft Auto Role Play nas plataformas de streaming, como a Twitch.

De acordo com o portal Olhar Digital, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) apresentou aumento de 34% na audiência. Do mesmo modo que o torneio tinha 336 mil pessoas assistindo a partida simultaneamente.

Desenvolvimento do e-sports

A arena esportiva e de esportes eletrônicos expande-se conforme acontece a institucionalização da prática. Assim, os dados da visão social coletiva descrevem como as comunidades codificam regras. Com isso, esportes tradicionais envoltos de mitologias que cercam ideais comparáveis. Neste sentido, as instituições de e-sports preocupam-se principalmente com o fator capital. Pois, este reflete em seu desenvolvimento comparado às práticas tradicionais. Cujo aspecto é notado na caracterização do time como amador ou profissional.

Para o gerente de e-sports do Timbó Rex, Ian Bittencourt, o esporte eletrônico se torna um dos pontos de integração e expansão para projetos futuros.

"As equipes estruturam projetos para que possam expandir para campeonatos maiores e melhores. Nisto, a exposição da marca faz com que investidores apliquem dinheiro no conjunto todo, não só em projeto X ou Y. Além disso, a presença de equipes com experiência em outros setores esportivos facilita a gestão no ramo 'e-sportivo'", afirma.

Assim, os pontos de convergência do e-sports podem ser compreendidos por meio das possibilidades que este apresenta para novas experiências e conhecimentos. Deste modo as simulações que os jogos fornecem relações dinâmicas entre diversão e competitividade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias