Home / Esportes

ESPORTES

Campeões de 2019 e 2020 - Flamengo x Palmeiras buscam o título da Libertadores 2021

Palmeiras e Flamengo decidem na tarde deste sábado, 27, a partir das 17h no Estádio Centenário em Montivídeu, no Uruguai a Libertadores da América de 2021. Vale ressaltar que essa não é a primeira final envolvendo times brasileiros, e sim a quarta edição em que dois times do Brasil chegam a final.

E calhou de em 2021 estarem frente a frente os campeões de 2019 - Flamengo e o campeão da temporada passada, o Palmeiras. Mas, lembra do detalhe de que essa é a quarta decisão envolvendo times brasileiros? As outras três foram em 2005 - São Paulo x Atlhético Paranaense, em que o tricolor paulista levou a melhor e inclusive se sagrou campeão mundial naquele ano; a segunda foi em 2006 entre São Paulo e Internacional e o colorado gaúcho levou a melhor, e também conquistou o mundial de clubes daquele ano.

Antes de falar da decisão do ano passado, que foi a terceira entre times brasileiros com a disputa entre Palmeiras e Santos, na qual o alviverde paulista levou a melhor é preciso relembrar que após 2006 a Confederação Sul-Americana (Conmebol) criou uma regra para evitar que times dos mesmo país se enfrentassem em uma eventual decisão.

Regra quem impedia dois times do mesmo país na final da Libertadores foi por água a baixo em 2018

Regra essa que inclusive foi desfeita em 2018, e pela primeira vez na história da Libertadores da América, nós tivemos uma final com os dois maiores rivais da Argentina, River Plate x Boca Júniors, na qual o River do técnico Marcelo Galhardo levou a melhor.

E em 2020 e 2021 o Brasil levou a melhor, com dois times na grande final, na briga para ver quem é o melhor time da América do Sul. O Palmeiras chega para a sua segunda final no ano contra o Flamengo, no início do ano, os dois times estiveram em campo na disputa pela Super Copa do Brasil, a qual a partida terminou empatada em 2 a 2 no tempo normal, e nos pênaltis o rubro-negro carioca levou a melhor.

Outro dilema para o time do palestra é que em 2021, as duas equipes se enfrentaram em três ocasiões, duas pelo campeonato brasileiro, e a decisão da Super Copa do Brasil, em nenhuma das oportunidades o Palmeiras conseguiu superar o Flamengo.

Evidente que o time do palestra chega mordido para a decisão, pois já perdeu uma final para o time carioca, e pelos resultados dos últimos anos, em que não conseguiu vencer o adversário. Na campanha do Palmeiras, o time comandado por Abel Ferreira chegou a final com uma das melhores campanhas da competição e após eliminar o Atlético Mineiro nas semifinais.

Flamengo leva vantagem nos últimos anos sobre o Palmeiras

O Flamengo desde 2019 para cá tem conquistados títulos, inclusive no ano citado, o time levantou a taça de campeão brasileiro e também conquistou o bicampeonato da Libertadores da América. Em 2020 o time conquistou a Super Copa do Brasil ao derrotar o Atlhético Paranaense, o carioca e o bicampeonato seguido do campeonato nacional, mesmo com diversos problemas e troca de técnicos.

Em 2021, o time que também passou por problemas no comando técnico, conseguiu o bicampeonato da Super Copa do Brasil ao vencer os paulistas. Conquistou ainda o Campeonato Carioca e chegou as semifinais da Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Atlhético Paranaense.

Parece brincadeira, mas, em 2019 quando conquistou o bi da Libertadores, o Flamengo também foi eliminado na fase mata-mata pelo Atlhético Paranaense.

O time que trocou Rogério Ceni por Renato Gaúcho chega a final contra o Palmeiras invicto na competição. O Flamengo não sabe o que é perder nesta edição da Libertadores, na fase de grupos foram três vitórias e três empates, nas decisões mata-mata, o time carioca venceu todos os jogos até aqui.

Diferente do adversário que perdeu uma das partidas na fase de grupos do torneio em seu único revés na competição.

Para o jogo de amanhã diante do Flamengo de Renato Gaúcho, o técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, não poderá contar com o lateral Marcos Rocha suspenso; o time carioca por sua vez não terá o zagueiro Léo Pereira que foi expulso na partida de volta da semifinal.

O Flamengo deve ir a campo, com o time considerado ideal pela crônica esportiva: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luis, Willian Arão, Andreas, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

O Palmeiras deve ir a campo com: Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gomez, Luan, Piquerez (Matias Viña ou Jorge), Felipe Melo, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Dudu, Wesley e Rony.

Técnico: Abel Ferreira.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias