Home / Esportes

ESPORTES

Clube de Engenharia de Goiás promove a Semana da Engenharia

O Clube de Engenharia de Goiás promove de 8 a 12 de dezembro a Semana da Engenharia, evento considerado o mais esperado por engenheiros, arquitetos e profissionais ligados às áreas. Suspenso no ano passado por conta da pandemia de covid-19, a Semana retorna com seis palestras, visita técnica e show musical de encerramento. As inscrições podem ser efetuadas pelo endereço: https://clubedeengenharia.com.br/semana-da-engenharia/. A entrada é um brinquedo novo ou em ótimo estado de conservaçãoe será emitido certificado de horas para estudantes.
A Semana da Engenharia será aberta na quarta-feira (8), às 19h30, com palestra magna do engenheiro Riumar dos Santos, que abordará “A Infraestrutura deTransportes no Brasil”. Durante a palestra Riumar dos Santos fará uma abordagem histórica sobre o sistema de transporte no país, “retrospectiva, atualização e perspectiva”, no intuito de identificar o “que somos e o que precisamos para figurar entre as potências econômicas mundiais".

Na quinta-feira acontecem quatro palestras, duas pela manhã e duas à noite. Na primeira do dia, a arquiteta Evelyn Cristine Moreira Soares abordará “Estudos de Impacto de Trânsito e Vizinhança” e a importância deles no planejamento das cidades. A profissional alerta que "Os estudos de Impacto de Vizinhança e de Trânsito objetivam descrever, quantificar e analisar, em diferentes aspectos urbanos, os possíveis impactos (diretos e indiretos) de diferentes atividades, antes e após as alterações ocorridas com a implantação de empreendimentos e os impactos decorrentes".

Na sequência, o engenheiro de minas, Renato Boaretto falará sobre a recuperação do solo por meio da mineração, com a palestra “Rochagem: A Aplicação da Mineração na Agricultura”. Boaretto explica que a rochagem é uma prática recente de “recuperação da fertilidade de solos pobres e lixiviados através do uso de misturas de rochas, ou pó de rocha, que torna possível a substituição do uso de fertilizantes químicos, abaixando o custo e o impacto ambiental".

Às 19h, o engenheiro civil Ricardo Veiga falará sobre “Patologias de Estruturas de Concreto”, para garantir a durabilidade de qualquer edificação. O engenheiro defende que “as inspeções prediais devem ser regularmente realizadas, incluindo a observação de manifestações patológicas nas estruturas de concreto, a fim de prevenir, antecipar riscos, diagnosticar e planejar a recuperação dessas estruturas".

Encerrando a noite, a engenheira civil, Tatiana Jucá fará uma abordagem sobre as“Tecnologias Inovadoras como Ferramentas para a Engenharia Civil”, a fim de aumentar a precisão e a produtividade dos serviços. "A tecnologia é uma das principais responsáveis pela evolução do mundo moderno. E as tendências tecnológicas podem e devem ser usadas como ferramentas para aumento da precisão e produtividade nos serviços de engenharia", observa Tatiana.

No sábado (11), às 9h30, o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, encerrará a Semana com palestra “Smart Cities – Cidades Inteligentes”. Grande entusiasta do conceito, Mendanha detalhará o projeto de modernização tecnológica implantado na cidade vizinha, premiado dentro e fora do Brasil. “O projeto Cidade Inteligente, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, visa tornar o município mais conectado. Queremos nos tornar a cidade das startups, que realmente sonha e pensa a modernidade e o futuro. E não é apenas internet, é um investimento que irá mudar toda a concepção das pessoas em relação a gestão pública, criando um novomodelo de governança, que será ao mesmo tempo inteligente e conectado com as reais necessidades do cidadão”, destaca.

Serviço
Assunto: Semana da Engenharia
Data: 8 a 12 de dezembro
Local: Clube de Engenharia de Goiás
Contato: Nara Serra (62) 98216-45251

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias