Esportes

Ancelotti anuncia mudanças e plano de adaptação à altitude antes de duelo na Bolívia

Léo Carvalho

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 16:14 | Atualizado há 6 horas

A seleção boliviana não se classifica para a Copa do Mundo desde 1994, mas chega com expectativa de conquistar uma vaga na repescagem | Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A seleção boliviana não se classifica para a Copa do Mundo desde 1994, mas chega com expectativa de conquistar uma vaga na repescagem | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, revelou nesta segunda-feira (8), durante entrevista coletiva, que fará ajustes na equipe titular para o jogo contra a Bolívia, na terça-feira, 9, às 20h30 (de Brasília), em El Alto, no último jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Entre os desfalques confirmados está Casemiro, suspenso por cartão amarelo acumulado, o que obriga o treinador a reorganizar o meio-campo.

Após testes e observações de jogadores, o time deverá ter várias mudanças, principalmente com relação à formação que venceu o Chile, na última quarta-feira, 3. Com o ajuste na escalação e a ausência de Casemiro, Ancelotti pretende testar alternativas no meio-campo e garantir que o time mantenha solidez defensiva e equilíbrio durante a partida diante dos bolivianos.

“Não existe no Brasil jogadores com as mesmas características que o Casemiro. Existem jogadores que podem jogar nessa posição com diferentes características, como pode ser Andrey Santos ou o Bruno Guimarães. Eu também acho que com características diferentes, não estou louco”, disse.

De olho

O treinador também aproveitou para observar novos atletas, mencionando nomes como Douglas Santos, Luiz Henrique e a possibilidade de estreia de Samuel Lino. “A chave do êxito é talento mais atitude. Queremos que todos estejam preparados e que a equipe mantenha intensidade e organização”, acrescentou.

Com relação ao ataque, o quarteto de treino foi formado com Richarlison, Estêvão, Raphinha e Gabriel Martineli. Com isso, João Pedro pode começar entre os reservas diante da Bolívia.

De acordo com Ancelotti, “precisamos mudar um pouco, não apenas os jogadores. A altitude e o ritmo da partida exigem planejamento diferenciado”, afirmou o treinador, reforçando que a comissão técnica definiu um esquema específico para enfrentar as condições adversas do estádio em El Alto, na Bolívia.

O jogo terá arbitragem chilena, com Cristian Garay como árbitro principal, auxiliado por Miguel Rocha e Juan Serrano. O VAR será Rodrigo Carvajal, também do Chile. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e GE TV, no YouTube.

Provável escalação do Brasil: Alisson; Vitinho, Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.

Provável escalação da Bolívia: Lampe; Medina Román (Rocha), Haquín, Morales e Sagredo; Vaca Moreno, Robson Matheus e Villamil; Miguelito, Fernández e Paniagua.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia