Aos 31 anos, Joanna Maranhão se despede das piscinas
Redação
Publicado em 28 de julho de 2018 às 02:01 | Atualizado há 7 anos
Nadadora brasileira com maior número de participações em Olimpíadas, Joanna Maranhão anunciou ontem sua aposentadoria. Através de suas redes sociais, a pernambucana de 31 anos se mostrou grata pela carreira que construiu e agradeceu a todos que participaram de alguma forma dela. É a segunda vez que Joanna anuncia sua aposentadoria, sendo a primeira em 2013.
O anúncio foi feito na véspera da competição que leva seu nome e terá verba inteira destinada a seu trabalho contra pedofilia e abuso infantil. Ela não deixa a natação totalmente, já que vai seguir dando aulas e trabalhando com o esporte fora das águas.
A carreira conta com quatro participações em Olimpíadas, sendo o melhor resultado individual, um quinto lugar em Atenas, além de oito medalhas de jogos pan-americano. A nadadora não foi notícia apenas dentro das piscinas. Em 2008 ela revelou que havia sofrido abuso sexual na infância do seu treinador e passou a lutar pela causa e pelo empoderamento feminino no esporte. Quatro anos depois, Joanna foi a inspiração para a lei homônima a ela e que dispõe sobre crimes de pedofilia.