Esportes

As 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro

Redação DM

Publicado em 4 de maio de 2023 às 20:11 | Atualizado há 2 anos

O que seria do futebol sem os grandes clássicos? Como ficaria a mídia esportiva, os estádios e torcedores se não existissem as maiores rivalidades do futebol? De fato, essas são perguntas que ainda não possuem respostas. Mas, é preciso dizer: o futebol não teria a menor graça sem a rivalidade.

Quem é verdadeiramente  apaixonado pelo esporte, costuma acompanhar um bom jogo clássico de domingo, independente dos times em campo. E para deixar esse passatempo ainda mais emocionante , alguns até fazem uma  aposta de futebol na Betfair ou em outros sites similares. Até porque nada como uma boa dose de adrenalina para deixar o esporte favorito do Brasil ainda mais empolgante.

Mas afinal, como surge a rivalidade no futebol?

A rivalidade no futebol se cria por diversos fatores, como localização, história da fundação dos times, confrontos polêmicos e competitivos (geralmente valendo títulos), mercado de transferência, entre outros.

Na grande maioria das vezes, esse confronto envolve a localização: quando dois times do mesmo estado ou estão em evidência, naturalmente irá surgir uma rivalidade.

Também há rivalidades transitórias, que se inflamam durante um período de tempo, por conta de disputas de título, como é o caso atual de Flamengo x Palmeiras, um confronto interestadual que se consolidou recentemente entre os dois melhores clubes brasileiros da atualidade.

Para adentrar neste cenário de clássicos, listamos as 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro. Inclusive, cabe ressaltar que, geralmente as partidas que envolvem rivalidade e polêmicas, são as que mais dão audiência e movimentam portais como a Betfair é um site de apostas de futebol.

Internacional x Grêmio

Grêmio x Internacional, ou melhor, Grenal é o clássico mais tradicional entre dois times do estado do Rio Grande do Sul. O confronto entre os dois clubes é tão relevante que em 2019, o jornal inglês Daily Mirror elegeu-o como a 11º maior rivalidade do mundo.

O primeiro clássico entre os arquirrivais foi disputado em 1909, e de lá pra cá podemos contabilizar 437 Grenais, com 139 vitórias do Grêmio e 160 do Internacional.

Entre partidas eletrizantes, polêmicas, com direito a um embate direto na Copa Libertadores da América em 2020 que resultou em uma briga generalizada, acarretando 8 expulsões e punições para os dois clubes, o GreNal segue sendo uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Palmeiras x Corinthians

Palmeiras x Corinthians, também nomeado como Derby Paulista, refere-se ao clássico mais tradicional da cidade de São Paulo. Desde 1917, as duas equipes travam confrontos históricos, em uma dimensão que cresce cada vez mais.

No retrospecto geral, o Palmeiras leva vantagem diante do clube alvinegro, até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 384 vezes, com 137 vitórias do Verdão, 131 do Timão, além de 116 empates.

O último jogo histórico para as duas equipes foi na final do Paulistão 2020, onde após um empate de 1×1 no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o jogo na disputa de pênaltis e levou a taça do campeonato estadual.

Atlético Mineiro x Cruzeiro

Quando se fala de rivalidade entre clubes brasileiros, é impossível não lembrar de Atlético-MG x Cruzeiro. Os times mineiros se enfrentaram pela primeira vez em um jogo amistoso em 1921, no campo do Prado Mineiro, em Belo Horizonte.

Com mais de 500 partidas disputadas, os rivais divergem até mesmo na contagem de jogos oficiais, mas em ambas as apurações o Galo leva a melhor. Segundo o Atlético-MG, são 516 jogos, com 208 vitórias, 137 empates e 171 derrotas.

Já segundo as contas oficiais do Cruzeiro, o clássico soma um total de 498 jogos, com 170 vitórias para o Celeste, 132 empates e 195 derrotas. Confuso, né?! 

Mas o importante é que as duas equipes já protagonizaram jogos decisivos, como a última final do Campeonato Mineiro em 2022, com o Galo vencendo o Celeste e erguendo a taça mais cobiçada do estado.

Flamengo x Fluminense

O clássico entre Flamengo e Fluminense, nomeado carinhosamente de Fla-Flu, teve início há 111 anos atrás, com uma partida disputada em 1912. Desde então a rivalidade entre os clubes cariocas ganhou importantes contornos ao longo dos anos. 

Inclusive, em 2012, o Fla-Flu foi reconhecido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. Mas, assim como no clássico mineiro, os times também divergem na apuração de jogos oficiais.

Segundo o Goal, Flamengo e Fluminense já se enfrentaram em 440 oportunidades, com a equipe da Gávea tendo uma ligeira vantagem sobre o rival: 160 vitórias do Flamengo, 141 empates e 139 vitórias do Fluminense.

Bahia x Vitória

Saindo um pouco do eixo Sul-Sudeste e indo para o Nordeste, o duelo entre Bahia x Vitória também remete a um dos clássicos mais tradicionais da atualidade.

Com mais de 90 anos de tradição, o clássico Ba-Vi é disputado desde 1932 e conta com uma das goleadas mais emblemáticas dos clássicos no Brasil. Em 1939, o Bahia fez 10 a 1 no rival Vitória durante um amistoso.

Em números oficiais,  até Julho de 2022, o Ba-Vi somava 492 jogos, com 192 vitórias do Bahia, 151 triunfos do Vitória e 148 empates. Marcando um confronto emblemático e uma das maiores rivalidades do futebol no Brasil e no mundo.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia