Brasil isenta Austrália, Canadá, EUA e Japão de visto para Olimpíada do Rio
Redação DM
Publicado em 30 de dezembro de 2015 às 17:16 | Atualizado há 10 anosO governo brasileiro informou através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (30), que os cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão terão isenção de visto para entrar no Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
A dispensa da exigência do visto vale para os cidadãos desses países que entrarem no Brasil no período de 1º de junho a 18 de setembro, com prazo de estadia de até 90 dias improrrogáveis, de acordo com a portaria conjunta dos ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores.
Para quem vem ao Brasil exercer outras atividades como trabalho remunerado, participar de atividades de pesquisa, estágios, estudos e trabalhos de caráter social ou voluntário, atividades de assistência técnica, de caráter missionário, religioso ou artístico, não está dispensado.
O objeto dessa decisão é atrair mais visitantes ao Brasil e alavancar a economia, de acordo com o governo, mas pode despertar preocupações adicionais sobre a segurança do evento, principalmente após os ataques de militantes islâmicos em Paris no dia 13 de novembro.
Os países beneficiados pela medida foram escolhidos com base em critérios como não representar riscos de segurança ou imigração e já ter realizado a Olimpíada.