Brasileiras vão herdar bronze em março
Redação DM
Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 00:53 | Atualizado há 8 anos
Após uma atleta russa ser pega no doping no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o país foi desqualificado e perdeu o ouro. Assim, a equipe do Brasil, que havia terminado em quarto lugar, herdou o bronze, e a data de entrega da medalha foi divulgada ontem.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a entrega dos bronzes será realizada no dia 29 de março, durante a 18ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizado no Rio de Janeiro. O COB, inclusive, já recebeu as medalhas enviadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A equipe do Brasil foi formada por Lucimar Moura, Rosângela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti. Após a desclassificação da Rússia, o ouro ficou com a Bélgica e a prata com a Nigéria.
Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman exaltou a medida, que valoriza o atletismo do País. “Será um justo reconhecimento ao grande trabalho, dedicação, garra e comprometimento das nossas medalhistas olímpicas, que reescrevem um importante capítulo da história do esporte brasileiro”, afirmou o dirigente.
Em agosto de 2016, o COI havia anunciado que a atleta Yuliya Chermoshanskaya foi flagrada no exame antidoping. A russa testou positivo para as substâncias proibidas estanozolol e turinabol. Além do revezamento, em Pequim 2008 Yuliya ainda disputou os 200m rasos, mas terminou com a modesta oitava posição. As outras atletas do revezamento russo também perderam suas medalhas.