Esportes

Bruno Henrique é condenado pelo STJD a 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil

Léo Carvalho

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 21:38 | Atualizado há 1 segundo

Bruno Henrique nega irregularidades e afirma que jamais cometeu as infrações que lhe foram atribuídas | Foto: REUTERS/Sergio Moraes
Bruno Henrique nega irregularidades e afirma que jamais cometeu as infrações que lhe foram atribuídas | Foto: REUTERS/Sergio Moraes

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado na tarde desta quinta-feira (4) pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a cumprir 12 jogos de suspensão e pagar multa de 60 mil reais por atuar de forma contrária à ética desportiva, conforme prevê o artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O julgamento, realizado no Rio de Janeiro e transmitido por videoconferência, durou mais de oito horas. A decisão foi tomada por quatro votos a um. O relator Alcino Guedes, acompanhado por outros três auditores e pelo presidente da comissão, Marcelo Rocha, votou pela aplicação da pena máxima em número de jogos e de uma multa intermediária dentro da faixa prevista.

Flamengo vai recorrer e pedir efeito suspensivo para manter o jogador em campo | Foto: Reprodução

O jogador foi absolvido do artigo 243 do CBJD, que trata de atuar de forma deliberadamente prejudicial à própria equipe, infração que poderia gerar até 720 dias de suspensão. No entanto, foi considerado culpado no artigo 243-A, que criminaliza condutas que influenciam o curso da partida.

O caso remonta à partida entre Flamengo e Santos, em Brasília, em novembro de 2023, quando Bruno Henrique recebeu cartão amarelo estando pendurado. A investigação da Polícia Federal identificou mensagens entre o jogador e seu irmão, Wander Nunes, que levantaram suspeitas de manipulação de apostas esportivas. O irmão e outros envolvidos também foram denunciados.

Inocente

Durante o julgamento, Bruno Henrique reafirmou sua inocência em depoimento por videoconferência. “Gostaria de reafirmar minha inocência, dizer que confio na Justiça Desportiva, jamais cometi as infrações de que sou acusado. Faço questão de mostrar respeito e minha total confiança nesse tribunal. Que tudo transcorra de forma leve e justa”, declarou o atacante.

O Flamengo informou que vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo, o que permitiria que o atleta voltasse a atuar enquanto aguarda o julgamento do recurso no pleno do STJD. Esse recurso é possível quando a pena supera duas partidas de suspensão.

Efeito

A punição pode deixar Bruno Henrique fora de campo em 12 rodadas do Campeonato Brasileiro até meados de novembro. O departamento jurídico do Flamengo avalia se a suspensão também pode ser estendida para competições internacionais, o que o clube considera inadequado, já que o regulamento prevê cumprimento da pena na mesma competição em que ocorreu o fato.

Leia também

Está em andamento julgamento de Bruno Henrique no STJD por manipulação esportiva

Além da esfera esportiva, Bruno Henrique também responde a processo criminal por fraude esportiva, crime previsto no artigo 200 da Lei Geral do Esporte, com pena de dois a seis anos de reclusão.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia