CBF anuncia impedimento semiautomático para o Brasileirão 2026
Redação Online
Publicado em 28 de julho de 2025 às 15:33 | Atualizado há 8 horas
A CBF informou aos clubes a implementação do sistema de impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A novidade deve abranger as Séries A e B, com possibilidade de testes já em 2025. O anúncio ocorreu durante reunião da comissão nacional de clubes nesta segunda-feira (28/07).
O sistema substituirá o método atual de traçado de linhas pelo VAR, com maior precisão e agilidade nas marcações de impedimento. A ferramenta segue o modelo já adotado em competições como a Champions League e a Copa do Mundo.
Embora tenha confirmado o plano aos clubes, a CBF divulgou nota afirmando que o projeto “ainda está em fase de estudos”. A entidade analisa equipamentos e fornecedores para viabilizar a tecnologia, que promete reduzir polêmicas em lances decisivos.
A medida acompanha a modernização do futebol global. Rodrigo Cintra, chefe da comissão de arbitragem, lidera os trabalhos para implementar a inovação, que deve elevar o padrão técnico das decisões no futebol brasileiro.
Foto: Divulgação/ Fifa