Chance para observar
Diário da Manhã
Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 02:43 | Atualizado há 7 anos
O Basquete brasileiro acostumou-se nos últimos anos a ceder vários jogadores para a NBA. No entanto, em vários momentos a seleção nacional não pôde contar com esses atletas para diversas competições, já que a liga americana joga duro quando o assunto é liberar seus atletas para competições da FIBA (Federação Internacional de Basquete).
Esse dilema volta a ser vivido nos dias de hoje. Sem a presença dos astros da maior liga do planeta, a seleção brasileira masculina está em Goiânia para dois jogos das Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial da China, com jogadores que atuam no NBB (Novo Basquete Brasil) e na Liga da Espanha.
Se por um lado os fãs do basquete nacional não podem ver as estrelas da NBA e o time nacional não conta com sua força máxima, o técnico Aleksandar Petrovic, que chegou a pouco ao comando do time, pode observar e conhecer melhor os jogadores que atuam em território nacional.
“Estou gostando muito do NBB. Há seis, sete equipes fortes, partidas interessantes, com muita intensidade. Vamos ter muitos jogos bons a partir de agora, principalmente quando a competição entrar na fase de playoffs”, destacou o técnico croata, elogiando o campeonato nacional.
A seleção brasileira fará duas partidas em Goiânia. Amanhã o duelo é contra a Colômbia, às 19h. No domingo (25) o adversário será o Chile, às 20h. Ambas as partidas serão realizadas no Ginásio Goiânia Arena.
A expectativa da comissão técnica brasileira é que a NBA possa liberar os atletas para as duas próximas rodadas das Eliminatórias, contra Venezuela e Colômbia, nos dias 29 de junho e 2 de julho. “Quando falamos de seleção brasileira contamos sempre com os melhores. Teremos uma janela aberta na próxima rodada, que poderemos contar com os jogadores da NBA e de todas as ligas europeias. Neste momento tenho que ver quais jogadores daqui vão continuar sendo chamados no futuro”, analisou o treinador.
Se não pode contar com jogadores como Raulzinho, Nenê, Cristiano Felício, Bruno Caboclo e Lucas Bebê – os sete brasileiros na NBA- Petrovic agora pode contar com o pivô Anderson Varejão e o ala-armador Leandrinho, que voltaram recentemente do país do basquete para jogar no Brasil, por Flamengo e Franca, respectivamente.
Nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, Aleksandar Petrovic conseguiu duas vitórias tranquilas, em sua estreia no comando técnico brasileiro. O treinador espera ver evolução de sua equipe nas partidas que serão realizadas em Goiânia. “Tivemos dois problemas de lesão, com o Alex Garcia e o Rafael Luz. Repetimos oito jogadores da primeira convocação e estamos observando cinco novos atletas. Tivemos pouco tempo de trabalho, mas nos treinamentos que realizamos aqui em Goiânia eu fiquei contente”, finalizou o croata
5 Jogadores foram convocados pela primeira vez pelo técnico Aleksandar Petrovic. Leandrinho, Lucas Cipolini, Rafael Ferreira, Guilherme Bento e Arthur Pecos