Esportes

Com o olho na tela e passaporte carimbado

Diário da Manhã

Publicado em 1 de maio de 2018 às 01:28 | Atualizado há 7 anos

Se o volante Arthur, do Grê­mio, não esteve presente nas últimas convocações do técnico Tite, outro goiano está com o passaporte carimbado para a Rússia. Mas o nosso re­presentante na Copa do Mundo não será um jogador. Wilton Pe­reira Sampaio, 36 anos, foi confir­mado como um dos 13 árbitros de vídeo do Mundial, que terá o uso da tecnologia pela primeira vez na história.

O árbitro já vivia essa ex­pectativa desde o ano passa­do, quando foi pré-seleciona­do, e comemorou a convocação. “Ainda não fui comunicado ofi­cialmente, mas fiquei sabendo da divulgação da lista. Estou muito feliz, era o meu maior ob­jetivo, e para isso que eu estava trabalhando. Estou preparado para fazer uma grande Copa do Mundo, e isso vai ficar marca­do em minha carreira”, ressal­tou o goiano, por telefone, ao Diário da Manhã.

Wilton Pereira Sampaio foi o primeiro brasileiro a co­mandar uma partida com o uso de árbitro de ví­deo. Na ocasião, final do Campeonato Pernam­bucano do ano passado, entre Salgueiro e Sport, o árbitro utilizou as ima­gens para anular um gol do time da casa.

Em um lance de escanteio, seu au­xiliar, Emer­son Augusto de Carva­lho, acu­sou saída de bola, antes do lance que originou o gol do Salgueiro. O goiano foi conferir o lan­ce no replay e, em consenso com o árbi­tro de vídeo Péricles Bassols, manteve a decisão de anular o gol.

Além dessa experiência, Wil­ton participou de competições internacionais com o sistema de árbitro de vídeo, tanto dentro de campo, quanto na sala de moni­tores, na Libertadores da Améri­ca, Mundial Sub-20, na Coreia do Sul, e também no Mundial de Clu­bes, nos Emirados Árabes.

“Todas as experiências que eu tive com o sistema de árbitro de vídeo foram muito bem proveito­sas. Acho que o sistema tem tudo para dar certo na Copa do Mun­do. Durante esse ano participei de vários treinamentos e semi­nários, e todos os árbitros estão muito bem orientados e treina­dos para fazer um grande traba­lho”, frisou o árbitro, que recen­temente passou duas semanas em Florença, na Itália, em uma sessão de treinamentos da Fifa.

Árbitro Fifa desde 2013, Wil­ton Pereira Sampaio vem sendo figura presente em vários jogos de competições sul-americanas, sejam elas de clube ou de sele­ções. No ano passado, entre os jogos em que o goiano apitou, se destacam o primeiro jogo das se­mifinais da Libertadores, entre os argentinos River Plate e Lanús, e a partida entre Argentina e Peru, pelas Eliminatórias Sul-America­nas para a Copa do Mundo.

Quando entrevistado pelo DM no ano passado, Wilton acredita­va na implementação do sistema de árbitro de vídeo no Campeona­to Brasileiro esse ano, o que ain­da não aconteceu. Atualmente, o árbitro analisa o contexto de tudo o que envolve essa implementa­ção: “É um processo que deman­da muito cuidado e paciência. Não é fácil implementar o siste­ma da noite para o dia. Envolve treinamento, preparação, parte admnistrativa. Vamos usar o ár­bitro de vídeo a partir das quartas de final da Copa do Brasil, após a Copa do Mundo. O que eu posso falar é que estamos nos preparan­do bem, para que quando o sis­tema for implementado, seja um sucesso”, finalizou Wilton.

Enquanto a Copa do Mundo não vem, o árbitro segue sua roti­na normalmente. Wilton ainda não foi informado de quando terá que se apresentar na Rússia. Além do  goiano, o Brasil também será repre­sentado pelo árbitro Sandro Meira Ricci, e pelos auxiliares e Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. A Copa do Mundo começa no dia 14 de junho, com a partida entre Rússia e Arábia Saudita.

 

Wilton Pereira Sampaio

* 36 anos

* Nascido em Teresina de Goiás

* Árbitro CBF desde 2003

* Árbitro Fifa desde 2013

* Melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2012

* Competições internacionais: Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Eliminatórias Sul-Americanas, Recopa Sul-Americana, Sul-Americano Sub-15 e Sub-17, Copa América e Mundial Sub-20

 

 

 

Árbitros de vídeo selecionados

AFC (Associação Asiática de Futebol)

– Abdulrahman Al Jassim, do Catar

Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)

– Mauro Vigliano (Argentina)

– Gery Vargas (Bolívia)

– Wilton Pereira Sampaio (Brasil)

UEFA (União das Federações Europeias de Futebol)

– Bastian Dankert (Alemanha)

– Felix Zwayer (Alemanha)

– Danny Makkelie (Holanda)

– Daniele Orsato (Itália)

– Massimiliano Irrati (Itália)

– Paolo Valeri (Itália)

– Pawel Gil (Polônia)

– Artur Dias Soares (Portugal)

– Tiago Bruno Lopes Martins (Portugal)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias