Com o olho na tela e passaporte carimbado
Diário da Manhã
Publicado em 1 de maio de 2018 às 01:28 | Atualizado há 7 anos
Se o volante Arthur, do Grêmio, não esteve presente nas últimas convocações do técnico Tite, outro goiano está com o passaporte carimbado para a Rússia. Mas o nosso representante na Copa do Mundo não será um jogador. Wilton Pereira Sampaio, 36 anos, foi confirmado como um dos 13 árbitros de vídeo do Mundial, que terá o uso da tecnologia pela primeira vez na história.
O árbitro já vivia essa expectativa desde o ano passado, quando foi pré-selecionado, e comemorou a convocação. “Ainda não fui comunicado oficialmente, mas fiquei sabendo da divulgação da lista. Estou muito feliz, era o meu maior objetivo, e para isso que eu estava trabalhando. Estou preparado para fazer uma grande Copa do Mundo, e isso vai ficar marcado em minha carreira”, ressaltou o goiano, por telefone, ao Diário da Manhã.
Wilton Pereira Sampaio foi o primeiro brasileiro a comandar uma partida com o uso de árbitro de vídeo. Na ocasião, final do Campeonato Pernambucano do ano passado, entre Salgueiro e Sport, o árbitro utilizou as imagens para anular um gol do time da casa.
Em um lance de escanteio, seu auxiliar, Emerson Augusto de Carvalho, acusou saída de bola, antes do lance que originou o gol do Salgueiro. O goiano foi conferir o lance no replay e, em consenso com o árbitro de vídeo Péricles Bassols, manteve a decisão de anular o gol.
Além dessa experiência, Wilton participou de competições internacionais com o sistema de árbitro de vídeo, tanto dentro de campo, quanto na sala de monitores, na Libertadores da América, Mundial Sub-20, na Coreia do Sul, e também no Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes.
“Todas as experiências que eu tive com o sistema de árbitro de vídeo foram muito bem proveitosas. Acho que o sistema tem tudo para dar certo na Copa do Mundo. Durante esse ano participei de vários treinamentos e seminários, e todos os árbitros estão muito bem orientados e treinados para fazer um grande trabalho”, frisou o árbitro, que recentemente passou duas semanas em Florença, na Itália, em uma sessão de treinamentos da Fifa.
Árbitro Fifa desde 2013, Wilton Pereira Sampaio vem sendo figura presente em vários jogos de competições sul-americanas, sejam elas de clube ou de seleções. No ano passado, entre os jogos em que o goiano apitou, se destacam o primeiro jogo das semifinais da Libertadores, entre os argentinos River Plate e Lanús, e a partida entre Argentina e Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Quando entrevistado pelo DM no ano passado, Wilton acreditava na implementação do sistema de árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro esse ano, o que ainda não aconteceu. Atualmente, o árbitro analisa o contexto de tudo o que envolve essa implementação: “É um processo que demanda muito cuidado e paciência. Não é fácil implementar o sistema da noite para o dia. Envolve treinamento, preparação, parte admnistrativa. Vamos usar o árbitro de vídeo a partir das quartas de final da Copa do Brasil, após a Copa do Mundo. O que eu posso falar é que estamos nos preparando bem, para que quando o sistema for implementado, seja um sucesso”, finalizou Wilton.
Enquanto a Copa do Mundo não vem, o árbitro segue sua rotina normalmente. Wilton ainda não foi informado de quando terá que se apresentar na Rússia. Além do goiano, o Brasil também será representado pelo árbitro Sandro Meira Ricci, e pelos auxiliares e Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. A Copa do Mundo começa no dia 14 de junho, com a partida entre Rússia e Arábia Saudita.
Wilton Pereira Sampaio
* 36 anos
* Nascido em Teresina de Goiás
* Árbitro CBF desde 2003
* Árbitro Fifa desde 2013
* Melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2012
* Competições internacionais: Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Eliminatórias Sul-Americanas, Recopa Sul-Americana, Sul-Americano Sub-15 e Sub-17, Copa América e Mundial Sub-20
Árbitros de vídeo selecionados
AFC (Associação Asiática de Futebol)
– Abdulrahman Al Jassim, do Catar
Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)
– Mauro Vigliano (Argentina)
– Gery Vargas (Bolívia)
– Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
UEFA (União das Federações Europeias de Futebol)
– Bastian Dankert (Alemanha)
– Felix Zwayer (Alemanha)
– Danny Makkelie (Holanda)
– Daniele Orsato (Itália)
– Massimiliano Irrati (Itália)
– Paolo Valeri (Itália)
– Pawel Gil (Polônia)
– Artur Dias Soares (Portugal)
– Tiago Bruno Lopes Martins (Portugal)