Esportes

Como os games podem ajudar no processo cognitivo das crianças

Redação DM

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 16:30 | Atualizado há 2 anos

Os jogos virtuais em geral, são vistos como grandes vilões para as crianças, já que, por meio dessas ações, elas podem deixar de gastar tempo em atividades necessárias e que poderiam auxiliar no seu desenvolvimento físico e intelectual.

O processo cognitivo é responsável por fazer a criança conseguir interpretar todas as coisas que estão ao seu redor e quais decisões ela deve tomar diariamente de acordo com cada percepção que ela tiver.

Em estudo realizado pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica JAMA Network Open, determinou que se pode mudar a concepção dos pais, sobre o que eles pensam a respeito dos videogames e acreditar que os jogos podem ajudar no desenvolvimento da cognição infantil. “Jogos podem influenciar positivamente a atenção e a concentração das crianças. Jogos desafiantes demandam foco para atingir objetivos”, afirma a psicóloga Thaynara Simão.

A pesquisa contou com quase 2000 crianças, e em testes de habilidades cognitivas, foi possível concluir que aqueles que jogaram videogames em um período de três horas por dia, tiveram melhor desempenho em comparação a crianças que nunca jogaram.

O estudo testou jovens entre nove e dez anos, o desempenho deles foi avaliado após duas tarefas, uma de reflexão na capacidade de controlar o comportamento impulsivo e atividade cerebral. “Jogo Minecraft há quase 9 anos, melhorei a concentração e desenvolvi bastante a paciência e o raciocínio logico”, pontua o gamer Willian Douglas.

Com os games inseridos diariamente na rotina das crianças, se necessita a presença e supervisão dos pais com relação aos jogos que os pequenos estão tendo acesso. “É importante estabelecer limites de tempo no uso de jogos, escolher apropriados para a idade e incentivar uma variedade de atividades saudáveis e enriquecedoras fora do mundo digital”, pontua Thaynara.

No fim do estudo, é definido que mesmo com resultados positivos das crianças jogarem videogames durante algumas horas por dia, não é recomendado que isso vire um tempo ilimitado em frente as telas de computadores, celulares, e videogames.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia