Craque solto no gramado
Redação
Publicado em 23 de maio de 2018 às 01:53 | Atualizado há 7 anos
Acompanhado por Gabriel Jesus e Danilo, Neymar trabalhou com bola no gramado da Granja Comary durante a tarde de ontem, sem restrições. A movimentação do trio marcou o começo das atividades em campo da seleção brasileira na concentração em Teresópolis.
Neymar não atua desde 25 de fevereiro, data em que sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito, pelo Paris Saint-Germain. No gramado da Granja Comary, o atacante participou de exercícios leves por cerca de 40 minutos e não teve problemas em deslocamentos, condução de bola e finalizações, inclusive com o pé operado.
“Fizemos um trabalho de propriocepção, pois ele está em processo de evolução com a bola. É o quarto trabalho após a liberação médica. Participou de um joguinho dois contra dois. Damos uma aumentada na intensidade das finalizações, mas sem goleiro, para não exigir muito esforço. Temos que avaliá-lo no dia a dia, antes e pós-treino para saber como se sente e não ter nenhum desconforto. Dando os estímulos e avaliando constantemente”, disse o preparador físico Ricardo Rosa.
Evitar que Neymar sinta uma cobrança exagerada é uma das prioridades da comissão técnica chefiada por Tite. Na última segunda-feira, Edu Gaspar, coordenador de Seleções da CBF, explicou que o treinador planeja conversar com o atleta sobre o assunto.
Na reta final do processo de preparação para a Copa, a Seleção Brasileira enfrenta Croácia (3 de junho, em Liverpool) e Áustria (10 de junho, em Viena). A comissão técnica acredita na possibilidade de já utilizar Neymar em pelo menos parte do primeiro jogo.
Desde a manhã de ontem, a seleção deu continuidade ao processo de exames médicos e avaliações físicas iniciado no dia anterior. Os atletas vêm passando por análises exigidas pela Fifa para a Copa do Mundo e por outras provas complementares, com a finalidade de oferecer dados à comissão técnica.
Os 20 atletas esperados para a reta final de treinamento na Granja Comary já estão sob o comando de Tite, uma vez que Alisson, Miranda, Paulinho e Philippe Coutinho chegaram ontem. Marcelo, Casemiro e Firmino, finalistas da Copa dos Campeões, encontrarão o grupo apenas na Inglaterra.
ESPECULAÇÃO
Neymar continuará no Paris Saint-Germain na próxima temporada. Pelo menos, é o que afirma o jornal espanhol “As”, que destacou que o craque brasileiro gostou do projeto de Thomas Tuchel, novo técnico da equipe parisiense. Os dois teriam conversado recentemente e o comandante alemão teria ressaltado que vê o atacante como essencial para que o time tenha resultados positivos.
O veículo espanhol destacou que Neymar estava incomodado com a dificuldade na adaptação a um novo clube e um país diferente, mas que Unai Emery, ex-treinador do PSG, esteve sempre ao lado do brasileiro para que ele pudesse se sentir cada vez melhor na equipe parisiense. O camisa 10 da seleção brasileira é constantemente especulado fora do Paris Saint-Germain.