Escola Simoa Gomes: Exemplo de Inclusão Social nos Jogos Escolares
Tiago Valença
Publicado em 27 de maio de 2024 às 23:11 | Atualizado há 4 meses
Os 54º Jogos Escolares do Agreste Meridional, no Agreste de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, se encerraram, mais deixaram um exemplo e um legado para escolas: Inclusão Social no esporte e na sociedade, (incluindo atletas para competir nos jogos com PCD, dentre elas deficiências auditivas, autismo, dentre outras).
ATLETISMO SIMOA GOMES EQUIPE
A Escola Simoa Gomes, Escola Pública do Estado, localizada no bairro da Cohab 2 em Garanhuns, que tem a Gestora Andrea Nunes, além de fazer bonito nas quadras, conquistando 6 de 8 medalhas de ouro disputadas no vôlei de quadra e de areia, sendo 3 em cada modalidade, 2 pratas também no volêi de quadra e de areia, sendo 1 em cada modalidade, e sendo considerado por muitos, como a Escola Rainha do Vôlei Masculino, e também conquistando 1 ouro e 1 prata no Atletismo (prova de 150m), a Escola foi mais longe, e ensinou ao Agreste, ao Estado, ao Brasil e ao Mundo, que pessoas com PCD também podem ser incluidos nas competições sem problemas, e com intérpretes acompanhando as equipes, os atletas e dando show nas quadras e na inclusão social e competindo de igual para igual.
A escola também abriga em seus alunos, atletas estrangeiros, que há pouco tempo, vem se adaptando no Brasil, na cidade de Garanhuns, não vinham estudando, e a gestora decidiu, colocá-los novamente nos estudos, e sendo considerada uma das craques do futsal feminino Raquel Venezuela e o seu irmão Carlos Venezuela, sendo campeão do vôlei de areia e volei de quadra mirim masculino.
SIMOA GOMES FUTSAL INFANTIL MASCULINO
O Professor Paulo Wanderley, que é um dos ícones do vôlei na nossa cidade, e trabalha voluntariamente na Simoa Gomes, fazendo sol ou chuva deixou um pequeno depoimento para nós:
´Bom dia, o que falar sobre nossa participação nos Jogos Escolares desse ano 2024? Para mim, não tive surpresa em nada, no voleibol, porque, eu já esperava todos os títulos que eu ganhei, tanto que bem antes eu já postava o que eu ia ganhar e o que eu não ia, então, não foi novidade, pra ninguém, porque? porque eu trabalho todos os dias, chovendo, fazendo sol, dia santo, feriado, pra mim não tem tempo ruim, então eu não poderia ter um resultado diferente, então agente aqui na escola, atletas, estamos muito felizes pelos nossos resultados, só tenho a agradecer a Andrea (a diretora), pelo espaço, pelo apoio que ela me dá (é a única que me dá esse apoio aqui dentro da cidade certo?), então eu só tenho, agradecer a ela, ela merece, esses títulos são pra ela, ela merece e muito. Então é isso, volto a dizer, eu tenho um dizer que digo: eu não treino pra ser vice, eu treino pra ser campeão, isso eu sempre passo pros meus atletas, então foi maravilhoso né? das oito equipes que colocamos, ficamos com seis ouros e duas pratas, eu queria mais (hahahaha), mas tá bom, os seis ouros já estão de bom tamanho, a única escola que conseguiu, né? então pra mim tá ótimo, e é isso, eu to muito feliz, já me preparando pra 2025, e vamos simbora, então pra ser campeão não tem atalho, tem que botar a cara mesmo, tem que ter dedicação, foco, ai a coisa realmente vai funcionar. é desse jeito.
Declarou o Professor Paulo Wanderley.
Já a diretora Andréa Nunes, a equipe pedagógica e os intérpretes deixaram uma mensagem para a sociedade, em especial a sociedade pernambucana:
´Quando esporte se faz ferramenta da inclusão social, o resultado é a superação! A escola Simoa Gomes está mostrando que, quando há inclusão, não existe espaço para o “eu não consigo”. Assim, como entidade pública, a escola Simoa Gomes põe em prática a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) em seu capítulo IX, Artigo 43, inciso III, onde se lê: “O poder público deve assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas.” Desse modo, com a participação de estudantes autistas e surdos, a escola venceu dentro e fora de quadra ao mostrar à sociedade que o respeito à diversidade é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.
Declarou a gestora, corpo técnico e intérpretes da escola.
A jogadora Raquel Venezuela, de apenas 15 anos, também deixou um depoimento emocionante a reportagem. ´´Bueno cuando fui primeira vas a lá escuela me senti muy feliz por que hay senti algo como tengo esa oportunidade para ser aderlante y cunpli mi sueño que yo tengo queria. Y el desporte tambien senti asi como de lá escuela me senti muy feliz y le doy gracia a tia Andrea. ´´ A Escola Simoa Gomes ainda foi escolhida como torcida mais animada, e apesar de sua equipe de futsal masculina ter sido eliminada nas quartas de finais, dentro 66 equipes que participaram, seu goleiro Samuel, foi eleito o goleiro destaque da competição, a Raquel Venezuela eleita a craque da competição de Futsal feminino e a equipe de técnica ter sido eleita a equipe Fair Play da competição.
SIMOA GOMES VOLEI DE AREIA MIRIM FEMININO.
Parabenizamos a Escola Simoa Gomes, sua gestão com Andréa Nunes que é uma grande desportista na cidade, ama os esportes e a educação, a toda comissão técnica de todas suas equipes Voleibol, Volei de Areia, Atletismo, Futsal, Xadrez e que venha 2025, com ainda mais conquistas e mais exemplos de cidadania.