EUA vence Irã por 1 a 0 e conquistam vaga nas Oitavas da Copa
Redação DM
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 21:05 | Atualizado há 3 anos
Com um gol marcado nos minutos finais do primeiro tempo, os Estados Unidos (EUA) venceram o Irã pelo placar de 1 a 0, na tarde desta terça-feira, 29, em partida válida pela última rodada da fase de Grupos da Copa do Mundo do Catar. Com o resultado os norte-americanos terminaram a fase de grupos na segunda colocação, atrás da Inglaterra, e conquistaram a vaga nas Oitavas de finais da competição.
O jogo
De olho em uma das vagas nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, um confronto que tem um peso além do futebol. É, desta forma que podemos caracterizar o duelo entre EUA e Irã pelo Grupo B da competição.
Confronto que começou antes mesmo da bola rolar, a federação iraniana de futebol, chegou a afirmar que iria pedir a desqualificação dos Estados Unidos, após, os norte-americanos, usarem uma bandeira sem o símbolo dos islamismo da competição.
Dentro de campo vimos duas equipes em busca do resultado, em uma partida aberta, e com as duas seleções em uma trocação, em busca do gol. Mas, o gol mesmo só veio a sair apenas aos 38′ da primeira etapa, após a bola ser alçada na área, Dest escorou de cabeça e Pulisic apareceu sozinho para empurrar para o fundo da rede e abrir o placar para os Estados Unidos.
Ao marcar o gol dos Estados Unidos, Pulisic trombou com o goleiro iraniano, e deixou o campo. O atacante norte-americano tentou voltar para o jogo, e até voltou no finalzinho, mesmo contundido.
Após tomar o gol os iranianos passaram a tentar buscar o empate, mas começou a abrir espaços para o ataque dos Estados Unidos. E nos acréscimos, Weah recebeu na frente, invadiu a área e de bico bateu sem chances para o goleiro para fazer 2 a 0, mas a arbitragem flagrou o atacante norte-americano em posição irregular.
Pouco mudou
Na segunda etapa, o autor do gol dos Estados Unidos, Pulisic não voltou para a partida, após se lesionar ao marcar o único gol da partida.
Na segunda etapa pouca coisa mudou, e o jogo que estava aberto esfriou. Com o gol marcado na primeira metade do jogo, os norte-americanos passaram a jogar em busca do contra-ataque para matar o jogo.
O Irã por pouco não empatou o jogo, após cruzamento, o atacante Taremi tentou alcançar a bola, mas errou, a bola caiu nos pés de Ghodos que arriscou, mas a bola passou ao lado do gol defendido pelo goleiro Turner.
Aos 37′ o Irã chegou mais uma vez com perigo, após cobrança de falta, a defesa afastou, mas os iranianos reclamaram de pênalti, no entanto, nem a arbitragem de campo e nem o árbitro de vídeo viram irregularidade no lance.
O árbitro da partida colocou mais nove minutos de acréscimos, e virou literalmente um ataque contra defesa. Pressão do Irã em busca do empate, enquanto os norte-americanos tentavam segurar o resultado positivo. Nós após cobrança de falta, por pouco o Irã não chegou a gol de empate, após cabeceio de dentro da área, a zaga dos EUA colocou a bola para escanteio.
O Irã chegou com perigo no último minuto do jogo, após cruzamento dentro da área, Taremi chegou para tentar empurrar a bola para dentro do gol, a bola passou entre as pernas do goleiro Turner, e Zimerman que entrou no final da partida, afastou. Após, a bola sair pela lateral, os iranianos pediram a intervenção do árbitro de vídeo, em busca de um pênalti, mas o árbitro nada marcou.
Com a vitória pelo placar de 1 a 0, os EUA conquistaram a classificação para a próxima fase do torneio, enquanto o Irã se despede do mundial do Catar. Com os resultados de hoje, já foram definidos pelos menos dois confrontos das oitavas de finais, os EUA vão encarar a Holanda que terminou na primeira posição do Grupo A, e a Inglaterra enfrenta Senegal que terminou na segunda posição do Grupo A.