Evolução acima do esperado
Redação
Publicado em 24 de maio de 2018 às 01:24 | Atualizado há 7 anos
Todos os integrantes da comissão técnica vêm procurando transmitir otimismo em relação ao estado do atacante Neymar na Granja Comary. O preparador físico Fábio Mahseredjian engrossou o coro ao comentar a situação do atleta do Paris Saint-Germain.
“É difícil falar em percentual (de recuperação), porque não há um equipamento para medir isso. Trabalhamos a evolução do atleta: quanto evoluiu, se está acelerada ou um pouco menos. O que posso afirmar é que a evolução do Neymar está muito boa, até acima do esperado por nós”, afirmou Mahseredjian.
Neymar não atua desde 25 de fevereiro, data em que sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito, pelo Paris Saint-Germain. Na última terça-feira, o atleta foi ao gramado da Granja Comary e, sem restrições, participou de exercícios leves com bola por cerca de 40 minutos.
“Provavelmente, daqui a pouco vai ser liberado para trabalhar com todo o grupo, o que favorece muito a evolução física”, afirmou o preparador, cauteloso ao projetar a estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça. “Como vai chegar no dia 17 (de junho), não sei, porque cada organismo evolui de um jeito. Mas a expectativa é boa”, completou.
Na reta final do processo de preparação para a Copa do Mundo, a seleção brasileira enfrenta Croácia (3 de junho, em Liverpool) e Áustria (10 de junho, em Viena). A comissão técnica acredita na possibilidade de já utilizar Neymar em pelo menos parte do primeiro jogo.
“É um atleta de altíssimo nível e pode fazer coisas diferentes. Em Londres, treinando com todo o grupo e fazendo enfrentamentos de 11 contra 11, vamos tentar acelerar o processo de readaptação para que ganhe ritmo o mais rápido possível. É claro que o jogo é diferente, mas a expectativa é que ele participe dos amistosos”, afirmou Mahseredjian.
Ontem o jogador treinou fisicamente, junto com o restante do grupo. Em um fim de tarde com névoa e frio, a seleção brasileira trabalhou no gramado da Granja Comary. Oito jogadores de linha estiveram no campo para um treino físico, incluindo o atacante Neymar, enquanto os demais permaneceram nas dependências internas do complexo. Os três goleiros também foram exigidos.
Além de Neymar, Fred, Geromel, Danilo, Gabriel Jesus, Taison, Filipe Luis e Fernandinho participaram da movimentação. Renato Augusto também viria ao gramado, mas permaneceu na academia. Os goleiros Alisson, Ederson e Cássio trabalharam sob o comando do preparador Taffarel.
“Recebemos dos clubes os dados sobre cada atleta e isso nos ajudou muito a quantificar a carga de trabalho durante essa semana para, a partir da próxima, todos já trabalharem com a mesma carga”, explicou Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção.
Os atletas passaram por uma série de avaliações físicas e foram submetidos a exames de sangue. Além das análises exigidas pela Fifa para participar da Copa do Mundo, a comissão técnica vem realizando testes complementares para colher informações individualizadas sobre cada jogador.