Esportes

Evolução acima do esperado

Redação

Publicado em 24 de maio de 2018 às 01:24 | Atualizado há 7 anos

Todos os integrantes da co­missão técnica vêm procu­rando transmitir otimismo em relação ao estado do atacan­te Neymar na Granja Comary. O preparador físico Fábio Mahse­redjian engrossou o coro ao co­mentar a situação do atleta do Paris Saint-Germain.

“É difícil falar em percentual (de recuperação), porque não há um equipamento para medir isso. Trabalhamos a evolução do atleta: quanto evoluiu, se está acelerada ou um pouco menos. O que posso afirmar é que a evolução do Neymar está muito boa, até acima do espera­do por nós”, afirmou Mahseredjian.

Neymar não atua desde 25 de fe­vereiro, data em que sofreu uma fis­sura no quinto metatarso do pé di­reito, pelo Paris Saint-Germain. Na última terça-feira, o atleta foi ao gra­mado da Granja Comary e, sem res­trições, participou de exercícios leves com bola por cerca de 40 minutos.

“Provavelmente, daqui a pouco vai ser liberado para trabalhar com todo o grupo, o que favorece muito a evolução física”, afirmou o prepa­rador, cauteloso ao projetar a estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça. “Como vai chegar no dia 17 (de ju­nho), não sei, porque cada organis­mo evolui de um jeito. Mas a expec­tativa é boa”, completou.

Na reta final do processo de pre­paração para a Copa do Mundo, a seleção brasileira enfrenta Croácia (3 de junho, em Liverpool) e Áus­tria (10 de junho, em Viena). A co­missão técnica acredita na possi­bilidade de já utilizar Neymar em pelo menos parte do primeiro jogo.

“É um atleta de altíssimo nível e pode fazer coisas diferentes. Em Londres, treinando com todo o gru­po e fazendo enfrentamentos de 11 contra 11, vamos tentar acelerar o processo de readaptação para que ganhe ritmo o mais rápido possível. É claro que o jogo é diferente, mas a expectativa é que ele participe dos amistosos”, afirmou Mahseredjian.

Ontem o jogador treinou fisi­camente, junto com o restante do grupo. Em um fim de tarde com névoa e frio, a seleção brasileira trabalhou no gramado da Gran­ja Comary. Oito jogadores de li­nha estiveram no campo para um treino físico, incluindo o atacante Neymar, enquanto os demais per­maneceram nas dependências in­ternas do complexo. Os três golei­ros também foram exigidos.

Além de Neymar, Fred, Gero­mel, Danilo, Gabriel Jesus, Taison, Filipe Luis e Fernandinho partici­param da movimentação. Renato Augusto também viria ao grama­do, mas permaneceu na academia. Os goleiros Alisson, Ederson e Cás­sio trabalharam sob o comando do preparador Taffarel.

“Recebemos dos clubes os da­dos sobre cada atleta e isso nos ajudou muito a quantificar a carga de trabalho durante essa semana para, a partir da próxima, todos já trabalharem com a mesma carga”, explicou Fábio Mahseredjian, pre­parador físico da seleção.

Os atletas passaram por uma série de avaliações físicas e foram submetidos a exames de sangue. Além das análises exigidas pela Fifa para participar da Copa do Mundo, a comissão técnica vem realizando testes complementa­res para colher informações indi­vidualizadas sobre cada jogador.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias