Ex-volante do clube, Souza diz que problema do Vasco é “espiritual”. Confira o vídeo
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 14:16 | Atualizado há 5 meses
Ex-jogador diz que o clube “paga preço” por rituais feitos no passado | Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
O ex-volante Souza, revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, utilizou as redes sociais na última quarta-feira (11) para fazer declarações polêmicas após a derrota do clube para o Bahia por 1 a 0. Na avaliação do ex-jogador, apesar do resultado negativo, a equipe apresentou bom desempenho, cenário semelhante ao empate sofrido nos acréscimos contra a Chapecoense na rodada anterior.
Souza afirmou que há tempos pretendia abordar o assunto, mas evitava se manifestar publicamente. Segundo ele, o estádio de São Januário precisaria passar por uma “limpeza espiritual”.
“Já estou para falar sobre isso há muito tempo, mas sempre tive cuidado. Agora está muito descarado, o Vasco precisa urgentemente fazer uma limpeza espiritual naquele estádio”, declarou.
O ex-atleta disse ter ouvido relatos de pessoas que teriam realizado “trabalhos” nas dependências do estádio com a intenção de ajudar o clube, mas que, na visão dele, acabaram surtindo efeito contrário. Souza mencionou, sem citar nomes, que alguns desses rituais envolveriam o uso de sangue de animais ao redor do gramado.
“Eu mesmo já ouvi de pessoas que fizeram, e não vou expor por respeito, trabalhos com sangue de animais em volta do campo. No ponto de vista delas, era pensando em fazer algo bom, mas não tem como derramar sangue de animal em São Januário e achar que isso vai trazer coisa positiva”, afirmou.
Para o ex-volante, o momento turbulento vivido pelo Cruzmaltino seria reflexo dessas práticas. Ele sustentou que o clube estaria “pagando o preço” pelos atos realizados no passado.
Souza também relatou que, durante o período em que ainda integrava o elenco, tendo o Vasco como último clube da carreira, com poucas atuações nas temporadas de 2024 e 2025, participou de ações religiosas no centro de treinamento. Segundo ele, levou pastores ao local para orações e para desfazer supostos “trabalhos” encontrados.
“Já fui ao CT do Vasco fazer uma oração e uma limpeza. Levei pastores, encontramos alguns trabalhos escondidos, desfizemos e oramos. Por um tempo o clube teve um pouco de paz, mas em São Januário não fomos, e a situação continua complicada”, relatou.
As declarações repercutiram entre torcedores nas redes sociais, dividindo opiniões. Até o momento, o clube não se pronunciou oficialmente sobre as afirmações do ex-jogador.