Esportes

Família Real da água doce

Diário da Manhã

Publicado em 26 de maio de 2018 às 01:41 | Atualizado há 5 meses

Prova tradicional no calen­dário do desporto aquático brasileiro desde 2008, o cir­cuito Rei e Rainha do Mar terá uma edição bem diferente. Depois de rodar por várias cidades do litoral brasileiro, e também por Portugal, a prova será realizada pela primei­ra vez na água doce. O local que vai abrigar a novidade é o Pontão Sul do Lago Paranoá, em Brasília, amanhã, a partir das 7h.

Reunindo vários nadadores pro­fissionais e amadores, o evento será ainda mais especial para um casal, que mora aqui mesmo no Centro­-Oeste do País, bem distante das praias de água salgada. Os advo­gados José Paulo Mascarenhas e Renata Gomes Mascarenhas têm histórias de vida parecidas, que só puderam se cruzar através da pai­xão pelo esporte.

O carioca José Paulo, de 59 anos, tinha contato com a natação na ju­ventude, mas viveu um longo pe­ríodo de sedentarismo. “Eu nada­va quando era novo, depois acabei ficando muito tempo parado. Em 2013 eu estava precisando perder peso, e o médico me indicou que eu retornasse a fazer uma atividade físi­ca. A natação desde então passou a fazer parte da minha vida. Perdi 12 kg e passei a ter uma qualidade de vida muito maior”, destaca o advo­gado, que mora em Brasília.

A goianiense Renata, 37 anos, teve a mesma relação de distancia­mento e reaproximação com a nata­ção. “Quando era criança e adoles­cente, gostava muito de nadar, era a minha principal diversão, Quando cheguei à vida adulta acabei paran­do. Em 2010 fiz uma cirurgia bariá­trica e voltei a nadar, para me manter saudável. Em 2011 já estava parti­cipando de competições”, ressalta.

O caminho dos advogados, amantes da natação, se cruzou em 2014, em uma competição realizada em Goiânia, pela Associação Goia­na Master de Natação. “Vim com­petir nessa prova aqui e acabei a co­nhecendo. Ela estava competindo e também tirando fotos do even­to. Começamos a conversar, e em pouco tempo já estávamos namo­rando. Depois nos casamos”, con­ta José Paulo.

Para Renata, o amor pela nata­ção tem papel central no relacio­namento do casal. “Desde que nos conhecemos, a natação é o nosso principal ponto em comum. Foi o esporte que nos uniu. Dividir essa experiência da natação em casal é muito prazeroso. Nós nos incen­tivamos um ao outro, e treinamos sempre juntos. Isso nos estimula cada vez mais”, afirma a advogada.

O casal, que já participou de vá­rias edições do Rei e Rainha do Mar nos últimos anos, vive expectativa de pela primeira vez realizar a pro­va em Brasília, cidade onde José Paulo e Renata moram. “Vai ser uma experiência bem diferente. No lago, a água doce é mais pesa­da, mas em compensação não tem a maré para dificultar. Nós esta­mos acostumados a nadar em água doce, o importante para a gente é completar o trajeto com um bom tempo”, destacou Renata, que, as­sim como José Paulo, vai nadar a prova Sprint, de 1 km.

Rei e Rainha do Mar

Data: amanhã

Horário: 7h às 13h

Local: Pontão Sul, Lago Paranoá, Brasília (DF)

Site oficial: www.reierainhadomar.com.br

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias