Esportes

Ganhou na bola e na dança

Redação DM

Publicado em 29 de junho de 2018 às 00:57 | Atualizado há 8 anos

Foi no sufoco, mas a Colôm­bia conseguiu a sua classifi­cação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os sul-ameri­canos conseguiram derrotar a equi­pe de Senegal pelo placar de 1 a 0 e passaram na primeira colocação do Grupo H da Copa do Mundo. Preci­sando de todas as formas do resul­tado positivo, a seleção colombiana conseguiu marcar apenas aos 28 minutos do segundo tempo com o zagueiro ex-Palmeiras e atualmen­te no Barcelona Yerri Mina, subindo muito alto e testando firme.

A vitória garantiu para a Colôm­bia a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Já Senegal deu adeus para a competição devi­do aos cartões amarelos. Isso por­que com a derrota do Japão para a Polônia num jogo simultâneo a esse, as duas equipes ficaram com campanhas idênticas. No entanto o Japão tomou menos cartões ama­relos durante os três jogos e se clas­sificou pela regra do fair-play. Vale lembrar que, aos 5 minutos do se­gundo tempo,o atacante Niang re­cebeu um amarelo por uma falta forte na intermediária.

A partida teve um ritmo forte nos seus primeiros movimentos. Com muitas movimentações no meio de campo, grande número de faltas nos primeiros lances chamou a atenção. Foi numa dessas infrações aliás que a Colômbia chegou com perigo pela primeira vez. Na tentativa, Quinteiro chutou no lado do goleiro, que con­seguiu se recuperar no lance e rea­lizar a defesa.

Precisando do resultado a Co­lômbia tinha uma maior posse de bola. No entanto Senegal era rápida e extremamente perigosa nos con­tra-ataques. Aos 16 minutos, os afri­canos conseguiram fazer uma bela trama ofensiva, e Mané foi derruba­do na área por Davnson Sánchez. No primeiro momento, o árbitro Milo­rard Mazic anotou a penalidade. No entanto, após a consulta do árbitro de vídeo o juiz voltou atrás em sua decisão e anulou a infração.

Na segunda etapa, a pressão co­lombiana foi ainda maior, já que o empate não servia naquele mo­mento, porque o Japão empata com a Polônia no resultado parcial. Ao mesmo tempo que tentava traba­lhar mais a bola no campo de defe­sa, os sul-americanos abriram mais espaço para os contragolpes sene­galeses puxados sempre por Mané.

Aos 20 minutos, o meia Muriel finalizou firme aproveitando a so­bra de um novo cruzamento. No entanto, a bola foi desviada por um defensor africano já dentro da pe­quena área. Se Falcão Garcia con­seguia subir mais que a defesa ad­versária porém errava no momento de cabecear, o zagueiro Mina resol­veu o problema. Aos 28 minutos, Mina subiu mais que todo mundo e testou firme pro chão, sem chan­ces para o goleiro africano.

Após o gol, a seleção senegalesa estava sendo eliminada com os re­sultados parciais, por ter mais car­tões amarelos que os japoneses. Partindo pro ataque pela necessi­dade do resultado, Senegal conse­guiu criar uma chance importante logo aos 31 minutos, quando Niang virou e finalizou bonito dentro da área para um boa defesa de Ospina.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia