Goiás Open terá possíveis atletas olímpicos
Redação DM
Publicado em 19 de dezembro de 2015 às 01:01 | Atualizado há 11 anosA lutadora goiana de Wrestlign (luta olímpica) Keila Calaça esteve presente em diversas competições nos últimos dois meses e representou bem o nosso Estado em todas elas. A última competição que Keila participou no ano foi a Copa Brasil Internacional, na qual ela ficou com a segunda colocação.
Ao todo a atleta goiana teve presente em quatro competições nos últimos dois meses, e afirmou que isto só foi possível devido ao programa de incentivo ao esporte do Estado de Goiás, “Pró-Esporte”.
Keila também avaliou o seu ano como atleta. “Foi um ano bom e de amadurecimento e crescimento tanto na minha categoria (até 75kg), como em uma categoria abaixo (até 69kg), que era meu objetivo mostrar que poderia lutar abaixo da minha categoria”, explicou.
A goiana não apenas se manteve na segunda colocação no ranking na sua categoria como, com a conquista da segunda posição, também na categoria abaixo. Segundo Keila, a Copa Brasil Internacional serviu também como última seletiva para a equipe olímpica do próximo ano.
Além de Keila, um outro atleta que representa o Estado de Goiás conseguiu se dar bem na Copa Brasil Internacional de Wrestlign, Fabricio Figueira, que conquistou a medalha de bronze na competição.
Questionada sobre os objetivos para o próximo ano, Keila afirmou: “Classificação olímpica, para poder estar entre as titulares, que irão representar o Brasil nos jogos do Rio 2016”.
Além de se manter bem como atleta, Keila também é a presidente da Federação Goiana de Wrestling (FGW) e se prepara para mais um desafio. Começa hoje o primeiro Goiás Open de Wrestling, que acontece no Clube Antônio Ferreira Pacheco a partir das 10h e terá transmissão ao vivo pelo DMTV, a TV na Web do jornal Diário da Manhã.
De acordo com a atleta e presidente que também irá lutar na competição, ao todo estarão presentes cinco municípios goianos e também atletas que vêm do Distrito Federal, para a competição.
“A expectativa é de boas lutas e com destaque principal para as categorias de base da modalidade”, afirmou Keila. Ainda segundo a atleta e presidente da FGW, o objetivo da federação é o desenvolvimento do esporte de Goiás, através dos programas realizados em instituições de ensino e competições em nível regional.
Keila frisou ainda que a competição deste final de semana será um incentivo não só para os atletas de Goiás, devido à presença de lutadores de nível nacional, que se destacaram no Brasil na modalidade nos últimos dois anos, mas também para o próprio Estado, que mostra que vale a pena investir no esporte.
De acordo com Keila, a realização deste evento já prepara o cenário para o Mundial Universitário de Wrestling de 2018, que terá Goiânia como sede do evento.