Governo do Rio fará lei para encaixar custo de geradores
Redação DM
Publicado em 10 de novembro de 2015 às 09:05 | Atualizado há 11 anosEm dificuldades financeiras, o Estado do Rio fará nova lei de renúncia de ICMS para 2017, e desta forma pagar sua parte no fornecimento de energia auxiliar dos Jogos. No Rio, a presidente Dilma Rousseff disse o governo federal que vai arcar com maior parte, cerca de R$ 290 milhões dos O sistema é temporário era considerado um grande problema, como adiantou O GLOBO.
A conta, que incialmente deveria ter sido paga apenas pelo governo federal, será arcada também pelo estado. O custo subiu muito com o aumento do dólar — o preço estimado era de R$ 290 milhões. Essa variação cambial fez a união, que passa por dificuldades, não quisesse assumir a diferença gerando uma briga politica para ver que assumiria a nova conta, mesmo sendo o mais endividado, o estado do Rio acabou com o ônus.
— Todos os entes assumiram, na candidatura, a responsabilidade de investir (em nome do Comitê Rio-2016) US$ 230 milhões (cerca de R$ 872 milhões) — disse Leonardo Espíndola, secretário estadual da Casa Civil. — Não vamos chegar a isso. Será muito menos. Mas estamos assumindo as nossas responsabilidades.
Um projeto de lei anterior arrecadou R$ 330 milhões para os Jogos. Porém, como só 1% pode ser executado, apenas R$310 milhões serão destinados para compra de itens para a Rio-2016. Esse dinheiro sairá do orçamento do no que vem. A nova lei deve ser especifica para a Light, empresa que será responsável pelo instalação.