Governo vai aumentar bolsa de possíveis competidores
Redação DM
Publicado em 23 de junho de 2015 às 01:46 | Atualizado há 11 anos
O governador Marconi Perillo anunciou na última sexta-feira (19), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), que o governo de Goiás vai selecionar entre 30 e 50 atletas que tenham chances reais de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Trata-se de uma nova modalidade do programa Pró-Atleta, cuja finalidade é fornecer ajuda financeira ainda maior do que o benefício pago atualmente, para que esses competidores recebam uma bolsa especial e tenham condições de focar ainda mais em seus treinos.
A nova modalidade do Pró-Atleta foi anunciada durante assinatura de convênio com 530 atletas (60 deles paradesportistas), que receberão mensalmente um bolsa entre R$ 250 e R$ 750, por meio do programa Pró-Atleta. Desde quando foi criada, em 2003, o programa já destinou 6.570 bolsas, auxiliando na formação de atletas de ponta em Goiás e impedindo que aqueles considerados de alto rendimento deixassem o Estado para treinar em outros lugares.
O objetivo, de acordo com o governador, é que eles melhorem suas performances para os Jogos Olímpicos, ano que vem. “Nós vamos fazer uma bolsa especial, com um salário maior ainda. Nós queremos uma relação olímpica competitiva, forte”, justificou Marconi. O valor ainda não foi definido.
De acordo com ele, o Pró-Atleta tem atingido o objetivo para o qual foi determinado. “Criamos o programa Bolsa Esporte há mais ou menos 12 anos, com objetivo de formar uma geração de atletas olímpicos, atletas de alto rendimento, atletas campeões. Agora nós estamos renovando esse convênio com os atletas e autorizando o pagamento de uma bolsa entre R$ 500 e R$ 750.”