Esportes

Já classificado, Brasil encerra terceira fase com vitória

Redação DM

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 03:18 | Atualizado há 7 anos

Tendo perdido apenas uma par­tida do Campeonato Mundial até agora, para a Holanda, os brasileiros avançaram às semifinais em primei­ro lugar no grupo I, depois de leva­rem a melhor em cima dos norte­-americanos. Até então invictos em solos italianos, os representantes dos Estados Unidos mostraram pouca resistência e foram superados com parciais de 25/20, 25/18 e 25/19.

Desta vez, o time nacional es­tava sob o comando do auxiliar técnico Marcelo Fronckowiack, já que Renan Dal Zotto, está sus­penso da partida por “conduta imprópria”. Isso porque, no jogo contra a Rússia, o comandante soltou uma bola em quadra no meio da partida e foi punido.

Mesmo sem contar com Renan, os brasileiros começaram bem. Eles souberam responder rápido para anular os bloqueios dos rivais na pri­meira parcial. Na etapa seguinte, fo­ram dominantes e deram poucas chances aos adversários, contan­do com o bom vôlei de Evandro. Na etapa decisiva, voltaram a fazer boas jogadas para fecharem o embate.

Tendo em quadra William, Evandro, Douglas, Maurício Sou­za e Eder, além de Thales como lí­bero, os representantes do verde e amarelo viram Kadu impondo bons lances de início para abrir vanta­gem brasileira. Com bloqueios dos norte-americanos e pontos lá e cá, o embate seguiu acirrado.

McDonnell fez bom saque, com um ace, e deixou os EUA tem­porariamente à frente. Logo, foi a vez de Douglas Souza revidar e mandar a bola direto para o chão, devolvendo a liderança aos brasi­leiros, que seguiam fazendo bons bloqueios para abrir 18 a 12.

Erros de Bruninho e compa­nhia deixaram os rivais encosta­rem, mas Evandro conseguiu ata­car da ponta para fechar a primeira parcial. Ele também foi o respon­sável pelo primeiro ponto dos bra­sileiros na etapa seguinte.

Com uma vantagem confortá­vel, Evandro ainda conseguiu cra­var dois aces consecutivos para dei­xar a equipe nacional dominando. Os rivais esboçaram reação e pres­sionaram os brasileiros, que res­ponderam com Wallace fazendo ace e fechando o segundo set.

Na terceira parcial, o jogo seguiu parecido: brasileiros fazendo boas jogadas e norte-americanos mos­trando pouco de seu vôlei. A Sele­ção chegou a se desconcentrar e ceder pontos, mas, ainda na van­tagem, conseguiram administrar bem a situação para vencer.

Agora, nas semifinais, o time busca espaço na decisão, lugar em que esteve no últimos quatro Mun­diais. Com os Estados Unidos se poupando no embate, as equipes podem voltar a se enfrentar na final.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia