Jovem atleta representa Goiás na Índia
Redação
Publicado em 6 de julho de 2017 às 03:01 | Atualizado há 8 anos
Disciplina e mais de quatro horas diárias de treino resumem a vida de Gustavo Guimarães. Aos 15 anos, o judoca precisa administrar o tempo para conciliar estudos e treinos. Seu grande sonho é ser atleta olímpico. Já deu os primeiros passos, se tornando um dos jovens mais promissores do esporte. O atleta embarcou ontem para Nova Déli, Índia, onde participará do Combat Games.
A vaga para disputar a competição asiática veio depois da sua boa campanha na seletiva da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Será o segundo desafio internacional de sua carreira. O primeiro ocorreu no início do ano, quando participou do Circuito Europeu de Judô, Etapa de Bremen, Alemanha.
Gustavo começou a treinar com 11 anos. Ao longo de quatro anos de dedicação total ao esporte, já acumulou diversas conquistas. A maior delas é, sem dúvidas, entrar para a seleção brasileira de base. De acordo com ele, estar entre os melhores atletas brasileiros da sua faixa etária gera motivação extra. Já dá até para pensar no sonho olímpico.
“Minha meta é chegar nas Olimpíadas Tóquio 2020. Querendo ou não, ainda é meio prematuro para pensar nisso, mas tenho me empenhado ao máximo para conseguir chegar”, disse Gustavo, ao compartilhar o seu plano B. “Se não der nessa edição, quero ir para as Olimpíadas de 2024”, comentou, motivado.
O sonho do jovem atleta é compartilhado com o seu pai, Otávio Ferreira. Foi dele, inclusive, o primeiro empurrão que Gustavo teve para começar a praticar judô. “A gente confia muito nele. É um menino centrado, nunca perde seu foco”, comentou, orgulhoso.